Daniel Goleman: A premissa central do seu livro é que hoje, mais do que nunca na história da humanidade, a nossa capacidade de concentração é desafiada pelas novas tecnologias, pelas coisas que nos distraem.
Vemos os casais, ao jantar, a olharem mais para os seus telemóveis do que um para o outro. Vemos mães a cuidar de uma criança, segurando a criança num braço e a olhar para um telemóvel na outra, e o facto é que os alunos e os professores estão mais distraídos do que nunca.
O novo normal
É um novo normal e ainda assim a base da aprendizagem é ser capaz de prestar atenção. É preciso atenção sustentada para compreender o que o professor está a dizer. É necessária uma atenção ininterrupta contínua para ler uma passagem de um livro. E, num momento em que estamos a criar as crianças num ambiente onde a coisa normal a fazer é distrair-se constantemente, temos de fazer um esforço maior do que qualquer outro momento da história para ajudar as crianças a aprender uma coisa muito simples, que é a base da aprendizagem - prestar atenção.
Continua c/ Daniel Goleman: