Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A importância das pausas



POR EDITOR SPM-BE |





A importância das pausas



Daniel Goleman: Eu sei que disse que as crianças, para aprenderem, necessitam de atenção concentrada, sustentada, mas há limites.

Por quanto tempo qualquer cérebro pode manter a atenção óptima?
E acho que o dia na escola deve ter este factor em consideração para que tenha um ritmo moderado, de modo a que o cérebro das crianças tenha a oportunidade de se recuperar para o próximo período de aprendizagem. E o que está a acontecer é que a glicose, a energia do cérebro, diminui.

É por isso que o intervalo é tão importante. É por isso que o tempo de inactividade é tão importante.

Todos nós precisamos de um período para nos restaurar, por exemplo, uma coisa que restaura o cérebro, ao que parece, é concentrarmo-nos na respiração. É uma actividade neutra, não é preciso muito esforço mental, mantém-nos focados, mas é também um momento em que o cérebro está em repouso.

Fazer uma caminhada, brincar, todas essas actividades são uma parte do repertório humano por uma boa razão. Verdadeiramente, elas estão a ajudar o cérebro a restaurar-se, por isso, os professores e educadores em geral, na minha opinião, fariam bem em estar cientes de como o cérebro precisa de um ritmo próprio e como é importante programar os períodos regulares de repouso ao longo do dia. E não é só as crianças que delas necessitam, são também os professores e os pais.
Continua c/ Daniel Goleman:
A importância das pausas Reviewed by Mindfulness Institute on 18:18 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.