Existem três tipos de focos.
Foco interno
Um deles é o foco interno. Quando estamos cientes dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos. Esta é a base para ser capaz de gerir o nosso mundo interior. Para uma criança, isso é extremamente importante. É o chamado controlo cognitivo. O controlo cognitivo dá-lhe a capacidade de observar quando está prestes a fazer algo que talvez não deva e para antes de o fazer, não depois.
Num estudo de referência de mais de 1.000 crianças que foram acompanhadas a partir dos quatro anos de idade até aos 30 anos, o controlo cognitivo foi um melhor preditor do sucesso financeiro e de saúde da criança nos seus 30 anos. Foi mais importante do que o seu QI ou a riqueza da família.
Segunfo Foco
O segundo tipo de foco é a empatia. Centrarmo-nos na outra pessoa e compreender o seu mundo interior, os seus pensamentos, os seus sentimentos.
Foco externo
O terceiro é um foco externo. Ser capaz de perceber e compreender os sistemas maiores que impactam e moldam as nossas vidas, seja a dinâmica de uma organização, quer se trate de uma escola ou de um negócio ou sistemas maiores, como os sistemas globais que sustentam a vida e como a actividade humana, como as nossas escolhas relativas ao que compramos e ao que fazemos pode ajudar ou prejudicar esses sistemas maiores.
Continua c/ Daniel Goleman: