Curso de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional


PRÓXIMO CURSO MBSR EM BARCELOS 07-12 ABR 2015

+ Informações 



22 de Fevereiro a 12 de Abril  - 14h – 18h | Matosinhos
c/ Carla Martins
O curso é aberto a todos e não implica conhecimento prévio teórico ou prático sobre Meditação ou Mindfulness.

Programa

O curso de Mindfulness para Reduzir Stress – MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction Program) é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. O MBSR é um programa prático baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness (atenção plena), incluindo:
- Instruções guiadas de técnicas de atenção plena;
- Instruções guiadas de exercícios de relaxamento corporal;
- Exercícios de exploração emocional para aumentar a capacidade de presença e consciência    no dia-a-dia;
- Diálogos e partilha em grupo para desenvolver a capacidade de equilíbrio emocional e    
   resposta a desafios no dia-a-dia;
- Instruções específicas e individuais para cada participante;
- Diálogos e exploração em grupo sobre temas pertinentes para desenvolvimento emocional e  redução de stress.

Para além da apresentação de várias técnicas de mindfulness, o MBSR aborda um variado leque de abordagens temáticas e exercícios práticos para o entendimento da importância da mindfulness na redução de stress e desenvolvimento emocional, assim como a sua aplicação no dia-a-dia. Alguns destes temas e exercícios têm na sua base abordagens psicológicas e psicoterapêuticas.


Duração
Formato de 5 semanas: 4 sessões quinzenais de 4 horas e uma sessão intensiva de 5 horas – todas as sessões decorrem aos sábados.

Datas e horário das sessões (cada sessão 4h, exceto sessão intensiva)

Sessões 1 & 2: 22 Fevereiro – 14h | 18h
Sessões 3 & 4: 8 Março – 14h | 18h
Sessões 5 & 6: 22 Março – 14 | 18h
Sessão Intensiva: 5 Abril – 14h | 19h
Sessão 7 & 8: 12 Abril - – 14h | 18h

Condições:
- É necessária inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no fim desta página, sendo posteriormente enviado informações para efectivar a inscrição .
- É obrigatória uma consulta inicial e final
- O curso decorre com um mínimo e máximo de  participantes (inscrições limitadas)


A Instrutora

Carla Martins – Licenciada em Psicologia pela Universidade de Glamorgan, no Reino Unido, e com mestrado em Neuropsicologia pela Universidade de Kent, no Reino Unido. Possui também uma especialização em Medicina e Psicologia Ayurvédica, pelo Instituto Americano de Estudos Védicos e em 2007 completou a formação no Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction), pela Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A., tendo desde então leccionado vários cursos anualmente. Termina em 2012 o doutoramento em Psicologia (Psicologia Transpessoal) no Institute of Transpersonal Psychology/Sofia University, California, E.U.A., onde aprofundou os seus conhecimentos práticos, teóricos e de investigação na área do mindfulness entre outras abordagens da Psicologia Transpessoal. Durante o doutoramento completa a tese sobre os efeitos e experiências do curso de mindfulness-based stress reduction (MBSR) na população sénior em termos de bem-estar psicológico, saúde física, desempenho cognitivo e espiritualidade. Na área psicoterapêutica, aprofundou os seus conhecimentos em abordagens que oferecem uma resposta integral e holística ao indivíduo focando-se nas vertentes da psicologia transpessoal, psicologia integral, psicologia existencial, psicologia Budista e Ayurvedica e terapias da 3ª geração que incluem o mindfulness e aceitação como enfoque terapêutico. Facilita cursos de mindfulness para redução de stress (Mindfulness-Based Stress Reduction) há 6 anos como instrutora habilitada pela Universidade de Massachusetts (consta do International Directory of MBSR Teachers and Programs do Center for Mindfulness, Escola de Medicina, Universidade de Massachussets, EUA: http://w3.umassmed.edu/MBSR/public/searchmember.aspx).

Foi instrutora de cursos em grupo e individuais de MBSR e introdução à prática de mindfulness para população jovem, adulta e sénior com e sem patologias físicas e/ou psicológicas, assim como profissionais de saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros). É docente em várias Universidades Portuguesas na área do Mindfulness (ex. Universidade Lusíada e Instituto Português de Psicologia) e tem experiência em investigação na área do Mindfulness. Atualmente prepara várias publicações e artigos científicos de Mindfulness. Em 2013 lança, em colaboração com a MindApps, uma aplicação mindfulness para telemóveis onde tem disponível várias meditações guiadas que o ajudarão a manter a sua prática. Pratica yoga desde 1999, tendo explorado e desenvolvido a prática em diversas vertentes, incluindo Iyengar, Ashtanga, Vinyasa e Yin yoga. Com mais de 20 anos de experiência em técnicas de meditação incluindo o mindfulness – Desde muito nova que seguiu os pais em várias práticas meditativas e a partir de 1994 iniciou a sua busca individual levando-a a frequentar vários grupos, workshops e aulas com professores de diferentes tradições meditativas. Em 2003 a sua prática centra-se em técnicas de Mindfulness/Vipassana.


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Local: R. Dr. Afonso Cordeiro, 323 Matosinhos
Mapa: http://g.co/maps/tj5mj
Contactos para dúvidas: eventos.spmbe@gmail.com
Web: http://www.spm-be.pt/
Facebook: Evento
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Local do Curso




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A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

15 Oct - 12 Dez


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Curso de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional
Programa O curso de Mindfulness para Reduzir Stress – MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction Program) é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. O MBSR é um programa prático baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness (atenção plena), incluindo: - Instruções guiadas de técnicas de atenção plena; - Instruções guiadas de exercícios de relaxamento corporal; - Exercícios de exploração emocional para aumentar a capacidade de presença e consciência no dia-a-dia; - Diálogos e partilha em grupo para desenvolver a capacidade de equilíbrio emocional e resposta a desafios no dia-a-dia; - Instruções específicas e individuais para cada participante; - Diálogos e exploração em grupo sobre temas pertinentes para desenvolvimento emocional e redução de stress. Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação
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