Mas como podemos ter essa concentração total durante o resto da nossa vida de trabalho ou na nossa vida em geral?
Mindfulness é uma resposta.
Quando estamos atentos temos o poder de mover a nossa concentração de “lugar” para “lugar”, à medida que o nosso dia decorre - terminar um relatório, saborear uma refeição, amar uma criança. A abordagem Mindfulness dá-nos a capacidade de perceber quando o mar de distracções onde nadamos diariamente nos afoga, por exemplo: "aqui estou eu de novo, a olhar para a minha caixa de entrada de email, em vez de terminar o que eu preciso fazer".
A Mindfulness cultiva a nossa meta-consciência, a capacidade de rastrear para onde a nossa atenção vai. Quando nos encontramos presos no email, em vez de uma tarefa importante, podemos ter um segundo pensamento - Eu preciso fazer outra tarefa mais importante agora - e passar a nossa atenção para o que precisamos fazer. Uma consciência atenta oferece o antídoto para a multitarefa.
Um número crescente de empresas está a oferecer aos seus empregados treino em atenção plena no sentido de aumentar o seu bem-estar e como é óbvio a sua criatividade e produtividade.