Mindfulness to Overcome Stress




Duas questões importantes no estudo da Consciência



A
primeira questão é que a consciência é uma forma de ordem superior de conhecimento que acompanha os pensamentos e outros estados mentais.

O conceito latino de conscientia é a raiz original a partir da qual todas as terminologias posteriores em Inglês e as línguas românicas se desenvolveram. Este por sua vez é derivado de cum ("com", "junto") e scire ("saber").

Na antiguidade clássica, assim como na filosofia escolástica da Idade Média Cristã, conscientia normalmente referia-se tanto à consciência moral ou ao conhecimento compartilhado por determinados grupos de pessoas, mais comunmente de ideias morais. Curiosamente, ser verdadeiramente consciente estava ligado a uma visão moral. (Não é uma bela ideia? Tornar-se consciente, no verdadeiro sentido, pode estar relacionado com a consciência moral?

Em qualquer caso, muitas das teorias clássicas afirmavam que tornar-se consciente tinha a ver com a instalação de um observador ideal na mente, um testemunho interior fornecendo orientação moral, bem como um conhecimento oculto, inteiramente privado, sobre o conteúdo dos seus estados mentais.

A consciência conecta os seus pensamentos com as suas acções, submetendo-as ao julgamento moral do observador ideal. O que quer que possamos pensar sobre essas primeiras teorias da consciência, elas certamente possuíam uma profundidade filosófica e de grande beleza: a consciência era um espaço interno proporcionando um ponto de contacto entre o ser humano real e o ideal, o único espaço em que poderia estar junto com Deus, mesmo antes da morte.

Desde a época de René Descartes (1596-1650), no entanto, a interpretação filosófica da conscientia simplesmente como conhecimento de ordem superior dos estados mentais começou a predominar.

A segunda informação importante parece ser a noção de integração: a consciência é o que liga as coisas num todo compreensivo e simultâneo. Se o fluxo de informações dos seus órgãos sensoriais é unificado, você experimenta o mundo. Se os seus sentidos se separam você perderia a consciência.

Filósofos como Immanuel Kant ou Franz Brentano teorizaram sobre essa "unidade da consciência": o que exactamente é que, em cada ponto único no tempo, combina todas as diferentes partes da sua experiência consciente numa única realidade?

Hoje, é interessante notar que a primeira visão essencial - saber que você sabe alguma coisa - é principalmente discutida na filosofia da mente 2, ao passo que a neurociência da consciência se concentra no problema da integração: como as características dos objectos estão unidas.

Mas, no processo de estudo e investigação, podemos descobrir como essas duas questões essenciais - a versão top-down, discutida na filosofia da mente e a versão bottom-up, discutida nas neurociências - são dois lados da mesma moeda.


Bibliografia 

2. Hobson J.A., Pace-Schott E.F., Stickgold R. (2000). Dreaming and the brain: toward a cognitive neuroscience of conscious states. Behavioral Brain Science,23(6),793–842.
Revonsuo, A. (2006). Inner Presence: Consciousness as a Biological Phenomenon. Cambridge, MA: MIT Press.


COMENTÁRIOS








MBSR Distance Learning


A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

15 Oct - 12 Dez


Em destaque / Featuring

MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,beth,1,budismo,20,budismo-evento,1,certificacao,1,Chi-kung,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,12,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,5,mbct-evento,1,mbrs,1,mbsr,19,mbsr-evento,5,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,92,musica,5,online,3,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,15,retiro-evento,4,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,16,yoga-retiro,1,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Duas questões importantes no estudo da Consciência
Duas questões importantes no estudo da Consciência
A consciência conecta os seus pensamentos com as suas acções, submetendo-as ao julgamento moral do observador ideal. O que quer que possamos pensar sobre essas primeiras teorias da consciência, elas certamente possuíam uma profundidade filosófica e de grande beleza: a consciência era um espaço interno proporcionando um ponto de contacto entre o ser humano real e o ideal, o único espaço em que poderia estar junto com Deus, mesmo antes da morte. Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação
http://1.bp.blogspot.com/-KELhF580138/UuJntEyOC6I/AAAAAAAAADU/_JIgtFhzMgA/s1600/meditacao-consciencia-sociedade-portuguesa-meditacao-porto.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-KELhF580138/UuJntEyOC6I/AAAAAAAAADU/_JIgtFhzMgA/s72-c/meditacao-consciencia-sociedade-portuguesa-meditacao-porto.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/01/duas-questoes-importantes-no-estudo-da.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/01/duas-questoes-importantes-no-estudo-da.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy