Novo Website / New Website



A Meditação Pode Diminuir O Envelhecimento Cerebral

Apesar da esperança de vida ter vindo a aumentar, o cérebro humano inicia a sua deterioração após as três primeiras décadas de vida e continua a “degradar-se” com o aumento da idade. Tem-se verificado amplamente que o volume do peso do cérebro e/ou o seu peso declina com a idade, a uma taxa de cerca de 5% por década após os 40 anos (Svennerholm, Boström, Jungbjer, 1999), com a taxa de declínio possivelmente a aumentar particularmente depois dos 70 anos de idade (Scahill, Frost, Jenkins et al., 2003). A maneira pela qual este declínio ocorre é menos clara. Assim, são desejáveis formas de diminuir o impacto negativo do envelhecimento no cérebro. A investigação existente, embora escassa, sugere que a meditação poderá ser um candidato relevante na procura de um “remédio” eficaz acessível e barato.


Os autores do estudo publicado na revista Frontiers in Psychology (Forever Young(er): potential age-defying effects of long-term meditation on gray matter atrophy) mediram o volume de matéria cinzenta do cérebro inteiro e massa cinzenta numa região específica através de exames de ressonância magnética de 50 meditadores (idade média = 50) Com uma média de 19 anos de experiência de meditação Zen, Vipassana, ou Shamatha - práticas semelhantes às utilizadas em intervenções mindfulness base e aos cursos que a Sociedade Portuguesa de Meditação tem promovido.

Eles, então, compararam os volumes de matéria cinzenta dos meditadores com os de 50 controlos pareados por idade e extraídos de uma base de dados de ressonância magnética padrão de adultos normais.

Resultados
A idade foi significativa e negativamente correlacionada com o volume de substância cinzenta do cérebro completo para o grupo de controlo (r = -0,77) e meditadores (r = -0,58), mas a descida foi mais acentuada para os as pessoas que não praticam meditação (grupo de controlo), com os meditadores a exibirem uma menor relação entre a idade e atrofia. As diferenças entre os controlos e os meditadores foram visíveis nos lobos frontais, parietais e temporais, o mesencéfalo e cerebelo.

Explicações
Há uma grande variedade de possíveis explicações para estes resultados, incluindo um crescimento dendrítico e sináptico melhorado ou uma degradação relacionada com o stresse mais reduzida nos meditadores, e também as diferenças pré-existentes entre as pessoas que escolhem tornarem-se meditadores de longo prazo e aqueles que não.

Resultados
Os resultados deste estudo apoiam os resultados anteriores que sugerem que a meditação pode retardar a atrofia do cérebro associada com o envelhecimento, mas havia falta de evidência que permitisse sugerir que a meditação pode reverter a atrofia. No entanto, investigação longitudinal é necessária para examinar/confirmar se estes resultados são causados realmente pela prática da meditação ou se apenas se correlacionam com ela.
Estes resultados permitem apontar para a existência de uma menor atrofia cerebral relacionada com a idade no grupo dos praticantes de meditação.

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: A Meditação Pode Diminuir O Envelhecimento Cerebral
A Meditação Pode Diminuir O Envelhecimento Cerebral
Os resultados deste estudo apoiam os resultados anteriores que sugerem que a meditação pode retardar a atrofia do cérebro associada com o envelhecimento, mas havia falta de evidência que permitisse sugerir que a meditação pode reverter a atrofia. No entanto, investigação longitudinal é necessária para examinar/confirmar se estes resultados são causados realmente pela prática da meditação ou se apenas se correlacionam com ela. Estes resultados permitem apontar para a existência de uma menor atrofia cerebral relacionada com a idade no grupo dos praticantes de meditação.
http://2.bp.blogspot.com/-ANJeh2Bbe9Y/VNQVqOiCd_I/AAAAAAAABBQ/sRtl2AfhpiQ/s1600/meditacao-cerebro.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-ANJeh2Bbe9Y/VNQVqOiCd_I/AAAAAAAABBQ/sRtl2AfhpiQ/s72-c/meditacao-cerebro.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/02/a-meditacao-pode-diminuir-o.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/02/a-meditacao-pode-diminuir-o.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}