Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência



POR EDITOR SPM-BE |





A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência


A experiência óptima ou de flow ocorre quando emoções, pensamentos e objectivos estão de tal forma em harmonia que toda a energia física e psíquica se foca na tarefa (Csikszentmihalyi, 1997).

O estado de flow é frequentemente descrito como das melhores experiências de vida e está relacionada com diversas consequências positivas como elevada auto-estima, sentimentos de força interior, motivação, aumento da criatividade, realização, desempenho de excelência, elevada produtividade, diminuição do stresse e ansiedade e protecção contra estados patológicos (Csikszentmihalyi & Csikzsentmihalyi, 1988; Csikszentmihalyi, 1997; Carr, 2001; Csikszentmihalyi, 2002).

De acordo com Csikszentmihalyi (1993) existe uma tendência natural para as pessoas vivenciarem experiências óptimas. Isto ocorre porque, quando o indivíduo vive uma experiência óptima, quando se envolve em tarefas desafiantes que requerem a mobilização das suas capacidades, também experiencia prazer, euforia e sente que “está a criar a sua própria vida”.

Csikszentmihalyi (1991) sugeriu que o Yoga é um dos métodos mais antigos e sistemáticos de criação da experiência óptima. Um aspeto chave do flow é que, enquanto estamos sob o seu efeito, a quase totalidade das entradas disponíveis do cérebro são dedicadas a apenas uma actividade. É por isso que a percepção do tempo muda, o desconforto passa despercebido e pensamentos negativos soltos não entram na mente. O cérebro está demasiadamente ocupado na concentração da tarefa e não valoriza todas as outras coisas.

Encontra-se aqui uma ligação óbvia entre o flow e o conceito budista de Mindfulness, ou o tipo de atenção envolvido na Meditação e no Yoga. Na verdade, Csikszentmihalyi afirma que o Hatha Yoga em particular é um dos melhores modelos para descrever o que acontece quando a energia psíquica flui ao longo de um único canal de consciência. Como ele escreve:
As semelhanças entre Yoga e flow são extremamente fortes, fazendo sentido pensar no Yoga como uma actividade de flow muito bem planeada. Ambos tentam alcançar um envolvimento alegre e de auto-esquecimento através da concentração, o que é possível graças a uma disciplina corporal(Csikszentmihalyi, 1990).


Talvez agora seja mais fácil entender as razões que levam milhares de pessoas em todo o mundo a passar tantas horas contorcidas em posições corporais estranhas ou a meditar: elas encontram um estado de profunda experiência óptima e portanto um forte sentido de controlo interno e de harmonia. E, de facto, o objetivo final do Yoga é atingir um estado chamado Moksha, que na filosofia Hindu, é visto como a transcendência do fenómeno de existir, de qualquer sentido de consciência do tempo, espaço e causa, ou seja, a dissolução do ser individual ou ego, e na Meditação um estado de Nirvana, que na filosofia Budista se refere a um processo muito semelhante ao  descrito anteriormente.

Usando o modelo de flow para descrever práticas espirituais tais como Yoga e a Meditação pode ajudar a explicar a sua associação com a felicidade e a paz.





Boa Prática!







Quem é Csikszentmihalyi?

Referências Bibliográficas:

- Carr, A. (2001) Positive Psychology – the science of happiness and human strengths. NY: Brunner-Routledge.
- Csikszentmihalyi, Mihaly (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York, NY: Harper and Row.
- Csikszentmihalyi, M. (1993) The Evolving Self – a psychology for the third Millenium. NY:Harper-Collins Publishers.
- Csikszentmihalyi, M. (1997) Finding Flow. NY: Basic Books.
- Csikszentmihalyi, M. (2002) Flow – The classic work on how to achieve happiness. London: Harper & Row.
- Csikszentmihalyi, M., & Csikszentmihalyi, I. (ed.).(1988) Optimal Experience – Psychological Studies of Flow
  in consciousness. UK: Cambridge University Press.

Por Vítor Bertocchini
A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência Reviewed by Prana | TM on 02:32 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.