Novo Website / New Website



A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência


A experiência óptima ou de flow ocorre quando emoções, pensamentos e objectivos estão de tal forma em harmonia que toda a energia física e psíquica se foca na tarefa (Csikszentmihalyi, 1997).

O estado de flow é frequentemente descrito como das melhores experiências de vida e está relacionada com diversas consequências positivas como elevada auto-estima, sentimentos de força interior, motivação, aumento da criatividade, realização, desempenho de excelência, elevada produtividade, diminuição do stresse e ansiedade e protecção contra estados patológicos (Csikszentmihalyi & Csikzsentmihalyi, 1988; Csikszentmihalyi, 1997; Carr, 2001; Csikszentmihalyi, 2002).

De acordo com Csikszentmihalyi (1993) existe uma tendência natural para as pessoas vivenciarem experiências óptimas. Isto ocorre porque, quando o indivíduo vive uma experiência óptima, quando se envolve em tarefas desafiantes que requerem a mobilização das suas capacidades, também experiencia prazer, euforia e sente que “está a criar a sua própria vida”.

Csikszentmihalyi (1991) sugeriu que o Yoga é um dos métodos mais antigos e sistemáticos de criação da experiência óptima. Um aspeto chave do flow é que, enquanto estamos sob o seu efeito, a quase totalidade das entradas disponíveis do cérebro são dedicadas a apenas uma actividade. É por isso que a percepção do tempo muda, o desconforto passa despercebido e pensamentos negativos soltos não entram na mente. O cérebro está demasiadamente ocupado na concentração da tarefa e não valoriza todas as outras coisas.

Encontra-se aqui uma ligação óbvia entre o flow e o conceito budista de Mindfulness, ou o tipo de atenção envolvido na Meditação e no Yoga. Na verdade, Csikszentmihalyi afirma que o Hatha Yoga em particular é um dos melhores modelos para descrever o que acontece quando a energia psíquica flui ao longo de um único canal de consciência. Como ele escreve:
As semelhanças entre Yoga e flow são extremamente fortes, fazendo sentido pensar no Yoga como uma actividade de flow muito bem planeada. Ambos tentam alcançar um envolvimento alegre e de auto-esquecimento através da concentração, o que é possível graças a uma disciplina corporal(Csikszentmihalyi, 1990).


Talvez agora seja mais fácil entender as razões que levam milhares de pessoas em todo o mundo a passar tantas horas contorcidas em posições corporais estranhas ou a meditar: elas encontram um estado de profunda experiência óptima e portanto um forte sentido de controlo interno e de harmonia. E, de facto, o objetivo final do Yoga é atingir um estado chamado Moksha, que na filosofia Hindu, é visto como a transcendência do fenómeno de existir, de qualquer sentido de consciência do tempo, espaço e causa, ou seja, a dissolução do ser individual ou ego, e na Meditação um estado de Nirvana, que na filosofia Budista se refere a um processo muito semelhante ao  descrito anteriormente.

Usando o modelo de flow para descrever práticas espirituais tais como Yoga e a Meditação pode ajudar a explicar a sua associação com a felicidade e a paz.





Boa Prática!







Quem é Csikszentmihalyi?

Referências Bibliográficas:

- Carr, A. (2001) Positive Psychology – the science of happiness and human strengths. NY: Brunner-Routledge.
- Csikszentmihalyi, Mihaly (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York, NY: Harper and Row.
- Csikszentmihalyi, M. (1993) The Evolving Self – a psychology for the third Millenium. NY:Harper-Collins Publishers.
- Csikszentmihalyi, M. (1997) Finding Flow. NY: Basic Books.
- Csikszentmihalyi, M. (2002) Flow – The classic work on how to achieve happiness. London: Harper & Row.
- Csikszentmihalyi, M., & Csikszentmihalyi, I. (ed.).(1988) Optimal Experience – Psychological Studies of Flow
  in consciousness. UK: Cambridge University Press.

Por Vítor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência
A Experiência Óptima ou Flow como Controlo da Consciência
Encontra-se aqui uma ligação óbvia entre o flow e o conceito budista de Mindfulness, ou o tipo de atenção envolvido na Meditação e no Yoga. Na verdade, Csikszentmihalyi afirma que o Hatha Yoga em particular é um dos melhores modelos para descrever o que acontece quando a energia psíquica flui ao longo de um único canal de consciência. Como ele escreve:
http://4.bp.blogspot.com/-I8vnH7oqck0/UiFDT4DcQJI/AAAAAAAABbw/KO01mMSGT14/s640/2448-1-solar-flow-yoga-shiva-rea.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-I8vnH7oqck0/UiFDT4DcQJI/AAAAAAAABbw/KO01mMSGT14/s72-c/2448-1-solar-flow-yoga-shiva-rea.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/08/a-experiencia-optima-ou-flow-como.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/08/a-experiencia-optima-ou-flow-como.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}