Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Aceitação e Compaixão



POR EDITOR SPM-BE |





Aceitação e Compaixão


De facto, é o conformismo social mascarado de individualismo, com as virtudes do equilíbrio, inteligência, paz, saúde pública e verdadeira criatividade deixados ao esquecimento. 
A última coisa que o peixe irá notar no seu habitat é a água. Da mesma forma, as realidades mais óbvias e poderosas da experiência humana estão também sem reconhecimento.
Actualmente, vivemos num oceano com enormes ondas de obsessão por estatuto, materialismo, vaidade, ego e consumismo. As nossas vidas tornaram-se definidas não pelos nossos pensamentos produtivos, contribuições sociais e de boa vontade, mas pelo superficial conjunto delirante de associações que a nossa sociedade cultiva, irradiando romantismo barato, ligado à concorrência vã, consumo conspícuo e vícios neuróticos, muitas vezes relacionados com a beleza física, estatuto e riquezas material e espiritual superficiais.

Para combater a nossa postura baseada no ego, devemos praticar a aceitação e a compaixão. Aceitar não significa "eu estou certo e tu estás errado, mas implica, por exemplo, que múltiplos caminhos individuais tenham espaço para coexistir. A aceitação leva-nos a diminuir as nossas defesas baseadas no ego e a abrir os nossos corações para a possibilidade de que os outros podem ensinar-nos algo e a partilha de experiências pode acontecer, estimulando o crescimento e a compreensão.

No seu livro, The Heart Wise, Jack Kornfield afirma que a compaixão é inerente ao mais íntimo do nosso ser, e cita o princípio notável da Psicologia Budista: a Compaixão é a nossa natureza mais profunda. Ela surge a partir de nossa interconexão com todas as coisas e seres.

A razão mais simples destas práticas é porque a compaixão e a aceitação são baseadas no amor e não no ego. Esta mudança de perspectiva não só é mais eficaz para o planeta Terra, mas também contribui para um maior bem-estar de tudo e de todos.




Por Vitor Bertocchini
Aceitação e Compaixão Reviewed by Prana | TM on 21:56 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.