Novo Website / New Website



Meditação mindfulness e alongamentos aliviam o stresse pós-traumático em enfermeiras

Uma investigação envolvendo enfermeiras descobriu que uma prática de meditação e de alongamentos podem ajudar a aliviar os sintomas de transtorno de stresse pós-traumático (PTSD) e retornar os níveis da hormona de stresse (cortisol) ao normal.
As enfermeiras lidam com experiências traumáticas numa base diária - um factor que as coloca em maior risco de transtorno de stresse pós-traumático (PTSD), um transtorno de ansiedade diagnosticado em mais de 7 milhões de adultos nos Estados Unidos todos os anos. Agora, os investigadores descobriram uma solução simples para ajudar as enfermeiras, e outros profissionais/pessoas com PTSD a lidarem com a sua doença: apenas duas horas de meditação e alongamentos por semana.
"O que descobrimos é simples, mas profundo - apenas oito semanas de meditação e de exercídos de alongamento aliviaram os sintomas de PTSD e os níveis de hormona de stresse normalizaram", disse Kim.
Para lém disso, as enfermeiras que participaram das aulas  mente-corpo também experimentaram uma redução nos sintomas de PTSD, como flashbacks ou desapego emocional - e elas foram capazes de retomar passatempos e melhorar a sua qualidade de vida em geral, de acordo com Kim.
Depois de quatro semanas, muitos disseram-me ... 'durmo melhor agora e tenho menos raiva no meu trabalho e sei que, se surgir algo negativo, eu posso respirar, ir ao WC, fechar a porta e fazer estes movimentos por um minuto e sair a sentir-me melhor“, disse Kim. " 
Num estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o autor do estudo Sang H. Kim, do National Institutes of Health, estudou um grupo de 22 enfermeiras que tinham sintomas de PTSD. Ele optou por concentrar a sua pesquisa na classe das enfermeiras, em parte, porque a sua mãe era uma enfermeira.

No início do estudo, Kim avaliou os sintomas de PTSD em enfermeiras, utilizando o PCL-C: PTSD Checklist, um questionário utilizado para diagnosticar este problema. Ele também tirou amostras de sangue de cada participante, com o objectivo de analisar os seus níveis de cortisol (hormona de stresse). Quando as pessoas experienciam PTSD os seus níveis de cortisol descem abaixo do normal - o contrário do que geralmente acontece quando as pessoas ficam com stresse. Kim queria ver se o regime de meditação e de alongamentos seria capaz de ajudar a normalizar os níveis de cortisol.

"A minha pergunta era se nós podemos reverter isso, podemos reverter os sintomas de PTSD?" Disse Kim.
Metade do grupo de enfermeiras participaram numa aula de mente-corpo de 60 minutos duas vezes por semana. A classe foi orientada por Kim, que tem um doutoramento em ciência do exercício, e tem 40 anos de experiência como um praticante de arte marcial. Durante cada sessão, as mulheres realizaram meditação, alongamentos e exercícios de equilíbrio e de respiração profunda.
"(Eram) tipos de movimentos semelhantes aos do yoga ou do tai chi ou do chi gong, mas eu simplifiquei-os de uma forma que eles poderiam ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer período de tempo", disse Kim. "As enfermeiras estão sempre a serem solicitadas, por vezes, só tem um minuto ou 30 segundos."

Após oito semanas de participação na aula, duas vezes por semana, as enfermeiras experimentaram uma diminuição de 41% nos sintomas de PTSD e um aumento de 67 por cento nos níveis de cortisol no sangue.
Kim disse que os investigadores só esperavam ver até 20 % nas diminuição dos sintomas de PTSD e ficaram surpresos - e impressionados – com os resultados.

"O que descobrimos é simples, mas profundo - apenas oito semanas de meditação e de alongamentos aliviaram os sintomas de PTSD e os níveis da hormona de stresse normalizaram", disse Kim.
As enfermeiras que participaram das aulas de mente-corpo também experimentaram uma redução nos sintomas de PTSD, como flashbacks ou desapego emocional - e elas foram capazes de retomar passatempos e melhorar a sua qualidade de vida em geral, de acordo com Kim.
Depois de quatro semanas, muitas disseram-me ... 'durmo melhor agora e tenho menos raiva no meu trabalho e sei que, se surgir algo negativo, eu posso respirar, ir ao WC, fechar a porta e fazer estes movimentos por um minuto e sair a sentir-me melhor “, disse Kim.

A outra metade das mulheres no estudo de Kim não participou nas aulas mente-corpo. Comparativamente, eles experimentaram apenas uma diminuição de 4% nos sintomas de PTSD e uma melhoria de 17 por cento nos níveis sanguíneos de cortisol durante o mesmo período de tempo.

"A conclusão é que as práticas mente-corpo, como a meditação, o yoga ou o tai chi ou o chi gong – as pessoas pensam que são práticas interessantes, mas a realidade… é que funcionam e são eficazes... ", disse Kim. " Elas são um caminho muito eficaz e de baixo custo para reduzir o stresse, mesmo em pessoas que sofrem cronicamente de altos níveis de stresse, como pacientes com PTSD."


Fonte:
Kim S, Schneider, Kravitz L, et al. (2013). PTSD Symptom Reduction with Mindfulness-Based Stretching and Deep Breathing Exercise: Randomized Controlled Clinical Trial and Efficacy. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 98, 2984-2992.




Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação mindfulness e alongamentos aliviam o stresse pós-traumático em enfermeiras
Meditação mindfulness e alongamentos aliviam o stresse pós-traumático em enfermeiras
"O que descobrimos é simples, mas profundo - apenas oito semanas de meditação e de exercídos de alongamento aliviaram os sintomas de PTSD e os níveis de hormona de stresse normalizaram", disse Kim. meditação, mindfulness, porto, matosinhos, budismo
http://1.bp.blogspot.com/-leuZSAWjnfA/Ui8Fhbb6ihI/AAAAAAAABd4/kS1iKPeBG5E/s400/nurse.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-leuZSAWjnfA/Ui8Fhbb6ihI/AAAAAAAABd4/kS1iKPeBG5E/s72-c/nurse.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-mindfulness-e-alongamentos.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-mindfulness-e-alongamentos.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}