Novo Website / New Website



Meditação melhora os comportamentos emocionais dos professores


Uma característica central de muitas religiões, a meditação, é praticada por dezenas de milhões em todo o mundo como parte de suas crenças espirituais, bem como para aliviar os problemas psicológicos, melhorar a auto-consciência e para “limpar” a mente. Pesquisas anteriores já tinham associado a meditação a mudanças positivas em muitos problemas biopsicológicos, mas pouco se sabe sobre as mudanças emocionais específicas que resultam da prática.
Um novo estudo foi desenhado para criar novas técnicas para reduzir as emoções destrutivas, melhorando o comportamento social e emocional.
O estudo foi publicado na edição na revista científica Emotion.

"Os resultados sugerem que um aumento da consciência dos processos mentais pode influenciar o comportamento emocional", disse a principal autora Margaret Kemeny, PhD, directora do Programa de Psicologia da Saúde no Departamento de Psiquiatria da UCSF (Universidade da Califórnia em San Francisco). "O estudo é particularmente importante  porque as oportunidades de reflexão e de contemplação parecem estar a desaparecer na nossa cultura de ritmo acelerado, impulsionada pela tecnologia."
Ao todo, 82 professores do sexo feminino, com idades entre 25 e 60 anos participaram no projeto. Os professores foram escolhidos porque o seu trabalho é stressante e porque aprenderam as competências de meditação que aprenderam podem imediatamente úteis para as suas vidas diárias, possivelmente, beneficiando também os alunos.


O estudo surgiu após conhecer o Dalai Lama

O estudo surgiu de uma reunião em 2000, entre os estudiosos budistas, cientistas comportamentais e especialistas em emoção e o Dalai Lama. O Dalai Lama e Paul Ekman, PhD, um professor emérito da UCSF e especialista mundial em emoções, ponderaram sobre o tema das emoções, levando o Dalai Lama a fazer uma pergunta: No mundo moderno, seria uma versão secular da contemplação budista relevante na redução das emoções prejudiciais?

A partir daí, Ekman e o budista e académico Alan Wallace desenvolveram um programa de treino de 42 horas, ao longo de oito semanas, integrando práticas de meditação seculares com as técnicas aprendidas com os estudos científicos da emoção. O programa integra três categorias de prática meditativa:

- Práticas de concentração, envolvendo a atenção sustentada e focada
  numa experiência sensorial específica
  ou a mente;
- Práticas mindfulness, envolvendo o exame do próprio corpo e
  sentimentos;
- Práticas directivas destinadas a promover empatia e compaixão para com os outros.


"No estudo aleatório, controlado, os professores aprenderam a entender melhor a relação entre emoção e cognição, e a melhor reconhecer emoções nos outros, bem como os seus próprios padrões emocionais, facilitando a resolução de problemas difíceis nos seus relacionamentos. Todos os professores eram novos na meditação e todos estavam envolvidos num relacionamento íntimo. " 
"Queríamos testar se a intervenção afetava tanto o bem-estar pessoal, como o  bem-estar dos seus parceiros íntimos", disse Kemeny.


O teste "interação marital"

Como um teste, os professores e seus parceiros foram submetidos a uma tarefa de "interação marital", onde se avaliou pequenas mudanças na expressão facial, enquanto tentavam resolver um problema no seu relacionamento. Neste tipo de encontro, aqueles que expressam certas expressões faciais negativas são mais propensos ao divórcio, a investigação demonstrou.
Alguns dos principais movimentos faciais dos professores durante a tarefa de interação conjugal mudaram, particularmente os hostis diminuíram. Além disso, os níveis de humor deprimido caíram mais de metade. Numa avaliação de follow-up, cinco meses depois, muitas das mudanças positivas permaneceram, disseram os autores.

"Nós sabemos muito menos sobre as mudanças de longo prazo que ocorrem em resultado da meditação, especialmente quando o 'brilho' da experiência desaparece", disse Kemeny. "É importante saber que alterações são, porque essas mudanças provavelmente desempenham um papel importante nos efeitos a longo prazo da meditação sobre os sintomas e condições de saúde física e mental."

O estudo envolveu investigadores de diversas instituições, incluindo UCSF, UC Davis, e da Universidade de Stanford.


Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação melhora os comportamentos emocionais dos professores
Meditação melhora os comportamentos emocionais dos professores
Uma característica central de muitas religiões, a meditação, é praticada por dezenas de milhões em todo o mundo como parte de suas crenças espirituais, bem como para aliviar os problemas psicológicos, melhorar a auto-consciência e para “limpar” a mente. Pesquisas anteriores já tinham associado a meditação a mudanças positivas em muitos problemas biopsicológicos, mas pouco se sabe sobre as mudanças emocionais específicas que resultam da prática. http://www.spm-be.pt/ Um novo estudo foi desenhado para criar novas técnicas para reduzir as emoções destrutivas, melhorando o comportamento social e emocional. Meditação, porto, matosinhos, budismo.
http://4.bp.blogspot.com/-cWHCe_snjZo/Ui29tIII2ZI/AAAAAAAABdo/MsfshycaNo0/s640/2womenMeditating.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-cWHCe_snjZo/Ui29tIII2ZI/AAAAAAAABdo/MsfshycaNo0/s72-c/2womenMeditating.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-melhora-os-comportamentos.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/09/meditacao-melhora-os-comportamentos.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}