Novo Website / New Website



Porquê a Mindfulness funciona?

Uma nova meta-análise científica da literatura existente sobre mindfulness sugere algumas pistas de funcionamento desta forma popular de terapia e porquê é benéfica.

As pessoas que aprenderam a usar técnicas de mindfulness (ou atenção plena) estão convictas de que os seus benefícios são reais. E os psicólogos têm vindo a confirmar que, realmente, tem efeitos benéficos. Vários estudos no campo das neurociências têm procurado explicar os seus mecanismos de funcionamento.

"Um ponto-chave em mindfulness é a capacidade para prestar atenção plena ao momento presente, recrutando gentilmente os cinco sentidos. Os sentimentos e os pensamentos são experienciados com eles são e não são avaliados de forma racional. Em vez disso, eles são apenas observados, o que pode levar a novos insights pessoais" 
Uma equipa de investigadores dinamarquesa afirma ter encontrado provas científicas de um possível mecanismo causal através da análise de dados, incluindo scans cerebrais e medidas de actividade cerebral.

Os investigadores afirmam que:
O nosso estudo mostra que a mindfulness tem um efeito sobre o cérebro das pessoas que experimentaram o método e esse efeito parece ser fundamentalmente diferente do que conhecemos da psicoterapia e de outras formas de tratamento livre de drogas.”

Mindfulness pode ser uma ferramenta para alcançar as pessoas que não podem ser ajudadas com outros métodos conhecidos, diz o diretor do projeto, Janus Christian Jakobsen, MD, que investiga em medicina baseada na evidência na Unidade de Teste de Copenhaga (CTU), Centre for Clinical Intervention Research na hospital universitário de Copenhaga.



Mindfulness funciona também como os antidepressivos

É sabido desde há muito tempo que a terapia da conversa com um psicólogo pode ajudar-nos a reestruturar os nossos padrões de pensamento. Se conseguirmos transformar padrões de pensamento e de emoções disfuncionais para padrões construtivos e de maior aceitação, temos fortes possibilidades de tornamo-nos mais felizes e mais otimistas.

Se olharmos para a pessoa que recebe psicoterapia enquanto deitado num scanner cerebral, veremos como a terapia aumenta a atividade nas regiões pré-frontal e cortical do cérebro, áreas responsáveis por regular os nossos pensamentos.

Quando começamos a ganhar controlo dos nossos padrões de pensamento, a atividade cerebral nas áreas responsáveis pelas emoções - o sistema límbico, a amígdala e o corpo estriado - começam a acalmar-se.
Isso significa que as pessoas com problemas de saúde mental: como stresse ou depressão podem usar a terapia da conversa para recuperar indiretamente o controle das suas emoções através dos seus pensamentos. Isto é conhecido como um mecanismo de 'top-down' (topo-base).

De acordo com o novo estudo, mindfulness difere da psicoterapia, agindo directamente sobre as regiões do cérebro que regulam as emoções. Este método inibe a atividade nessas áreas, o que nos permite pensar mais claramente. Este ajustamento é conhecido como 'bottom-up' (base topo).
"As pessoas que têm praticado mindfulness durante um longo período parecem experimentar um efeito directo e estabilizante sobre sua vida emocional. Haverá ainda muitas emoções, mas eles parecem ser mais facilmente geríveis ", diz Jakobsen.


Observe as suas emoções

"Mindfulness tornou-se muito popular entre os dinamarqueses, com um grande número a inscrever-se para cursos de um dia", diz o médico. Esses cursos, normalmente, dão uma noção do que é. Mas se realmente quer beneficiar do método, precisa de treino Mindfulness prolongado com um instrutor experiente." 

- Janus Christian Jakobsen


Este método pode ser útil baseia-se na ideia de que a simples observação do nosso estado emocional levará a que o sentimento perturbador vai começar a perder força.
Mas esse nível de abstracção não é fácil, por isso é tão importante a prática. Se praticar por tempo suficiente, é possível ganhar mais controlo na vida emocional.

Também podem se beneficiar Iniciantes

Um mero curso de fim de semana, no entanto, não é desperdício de tempo. São ensinados algumas das técnicas básicas para controlar a respiração, que podem afetar indiretamente as emoções.

"As nossas descobertas indicam que os iniciantes experimentam um efeito nas regiões emocionais do cérebro semelhante ao efeito obtido na psicoterapia. O efeito vem como resultado de um melhor controlo sobre os nossos pensamentos", diz Jakobsen.

Artigo científico


Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Porquê a Mindfulness funciona?
Porquê a Mindfulness funciona?
Porquê a Mindfulness funciona? Um ponto-chave em mindfulness é a capacidade para prestar atenção plena ao momento presente, recrutando gentilmente os cinco sentidos. Os sentimentos e os pensamentos são experienciados com eles são e não são avaliados de forma racional. Em vez disso, eles são apenas observados, o que pode levar a novos insights pessoais. Porto, meditação, budismo
http://3.bp.blogspot.com/-PcWKxrE0NN4/UisSCyrqDTI/AAAAAAAABdQ/0ckde08uiX4/s320/Mindfulness_tcm28-49032.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-PcWKxrE0NN4/UisSCyrqDTI/AAAAAAAABdQ/0ckde08uiX4/s72-c/Mindfulness_tcm28-49032.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/09/porque-mindfulness-funciona.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/09/porque-mindfulness-funciona.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}