Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação Mindfulness - Vipassana



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação Mindfulness - Vipassana

prática mindfulness
Segundo a tradição, mindfulness entrou no mundo através de Siddhārtha Gautama...

" Vipassana no contexto ocidental é agora conhecida como mindfulness, aquilo a que Bennett-Goleman (2001) descreve como ver as coisas como elas realmente são, sem tentar modificá-las."

A meditação mindfulness ou atenção plena é mais comumente definida como o estado de estar atento e consciente ao que está a acontecer no momento presente. Nesta definição, a consciência caracteriza-se pela observação contínua dos estímulos internos e externos, enquanto a consciência está focada na atenção (Brown & Ryan, 2003).

Kabat-Zinn (1994) descreve mindfulness como “prestar atenção de forma particular, de propósito, no momento presente e sem julgamento" (citado em Baer, 2003). Apesar de ter as suas raízes na psicologia, filosofia e meditação budistas, a prática de mindfulness foi trazida para a cultura ocidental nos últimos 35 anos.

Segundo a tradição, mindfulness entrou no mundo através de Siddhārtha Gautama. Há mais de 2.500 anos atrás, o príncipe Siddhārtha descobriu que o corpo e a mente criam o seu próprio sofrimento. Esta consciência permitiu-lhe transformar o sofrimento e atingir a iluminação. A partir desse momento, tornou-se conhecido como o Buda. Ele via-se a si mesmo como um médico e partiu numa demanda para ajudar outras pessoas a acabar com o seu próprio sofrimento (Olendzki, 2005).

A pedra angular do seu trabalho foi denominado de Vipassana, um conjunto de exercícios mentais que ensina os praticantes a gerir o que surge ao redor e dentro deles.

Pela constante observação a estas novas experiências, o indivíduo começa a reconhecer a impermanência dos pensamentos, das emoções, das imagens, dos sons, etc. Em vez de tentar manter, interpretar ou restringir essas experiências, elas são simplesmente observadas e aceites como são.


 Essa percepção da impermanência das coisas e da natureza ilusória da EU, conseguida através da prática de vipassana é o que, leva a aliviar/eliminar o sofrimento. Vipassana no contexto ocidental é agora conhecida como mindfulness, aquilo a que Bennett-Goleman (2001) descreve como ver as coisas como elas realmente são, sem tentar modificá-las.

Bishop e colaboradores (2004), na tentativa de definir operacionalmente mindfulness, afirma que as abordagens baseadas em mindfulness não são consideradas técnicas de relaxamento ou técnicas de gestão de humor, mas sim uma forma de treino da mente que visa reduzir a vulnerabilidade cognitiva, diminuindo os padrões reativos da mente que assistem ao aumento do stresse e do sofrimento. Estes exercícios de treino da mente têm como fim desenvolver uma atenção plena consciente dos estímulos internos e externos.







Referências Bibliográficas:

- Baer, RA. (2003). Mindfulness training as a clinical intervention: A conceptual and empirical review. Clinical
  Psychology: Science and Practice, 125-143.
- Bishop, S.R, Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., Anderson, N.D., Carmody, J., Segal, Z.V., Abbey, S., Speca, M.,
  Velting, D., & Devins, G. (2004). Mindfulness: A proposed operational definition. Clinical Psychology:
  Science and Practice, 11, 230-241.
- Brown, K.W., & Ryan, R.M. (2003). The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological
  well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84, 822-848.
- Olendzki, A. (2005). The roots of mindfulness. In C.K. Germer, R.D. Siegel, & P.R. Fulton (Eds.). Mindfulness
  and Psychotherapy (pp. 241-261). New York: The Guilford Press.
Meditação Mindfulness - Vipassana Reviewed by Prana | TM on 16:17 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.