Novo Website / New Website



Mindfulness reduz a ansiedade a nível neurológico

budismo mindfulness
A activação do córtex cingulado anterior, a área que governa o pensamento e a emoção é a região principal que se acredita provocar a diminuição da ansiedade.

Mindfulness reduz a ansiedade a nível neurológico?


Nos últimos anos tem-se assistido a um fluxo constante de investigações que mostram o impacto da meditação mindfulness na redução da ansiedade. Até há pouco tempo, os mecanismos cerebrais específicos que procuram explicar como a meditação alivia a ansiedade a um nível neural eram desconhecidos.

Recentemente, investigadores da Wake Forest Baptist Medical Center publicaram um estudo intitulado "correlatos neurais da Meditação Mindfulness no alívio da ansiedade", na revista científica Social Cognitive and Affective Neuroscience, que identifica as regiões do cérebro activadas pela meditação mindfulness.

A ansiedade é um estado cognitivo ligado a uma incapacidade de regulação das respostas emocionais às ameaças percebidas. A meditação mindfulness fortalece a capacidade cognitiva do praticante na regulação das emoções. "Embora saibamos que a meditação pode reduzir a ansiedade, não se havia identificado os mecanismos cerebrais específicos envolvidos no alívio da ansiedade em indivíduos saudáveis", disse Fadel Zeidan Ph.D., investigador em neurobiologia e anatomia em Wake Forest Baptist e principal autor do estudo. "Neste estudo, pudemos ver que áreas do cérebro foram activadas e quais foram desactivadas durante a diminuição da ansiedade provocada pela meditação."

Para o estudo, os investigadores recrutaram quinze voluntários saudáveis com níveis normais de ansiedade. Essas pessoas não tinham nenhuma experiência anterior de prática meditativa ou de transtornos de ansiedade conhecidos. Todos os sujeitos participaram em quatro classes de 20 minutos para aprender uma técnica conhecida como meditação mindfulness. Nesta forma de meditação, as pessoas foram ensinadas a se concentrar na respiração e nas sensações corporais e a avaliar, sem julgamentos, pensamentos e emoções distractores.

Assistiu-se a uma redução significativa na ansiedade em todas as sessões de meditação. Mais precisamente, foram identificadas reduções de 39% nos níveis da ansiedade dos participantes. Com o recurso a imagens cerebrais descobriu-se que o alívio da ansiedade relacionado com a meditação foi associado com a activação do córtex cingulado anterior, córtex pré-frontal ventromedial e ínsula anterior. Estas áreas do cérebro estão envolvidas nas funções executivas e do controlo das preocupações. A activação destas três regiões cerebrais provocada pela meditação foi directamente associada ao alívio da ansiedade.

A activação do córtex cingulado anterior, a área que governa o pensamento e a emoção é a região principal que se acredita provocar a diminuição da ansiedade. Estes resultados fornecem evidências de que a meditação mindfulness atenua a ansiedade através de mecanismos envolvidos na regulação dos processos de pensamento auto-referenciais.

Conclusão

Variadíssimos estudos anteriores demonstraram que a meditação pode reduzir significativamente a ansiedade em pacientes com ansiedade generalizada e transtornos de depressivos. "Os resultados deste estudo de neuroimagem complementam o crescente corpo de conhecimento sobre os benefícios do treino da mente, mostrando os mecanismos cerebrais associados ao alívio da ansiedade relacionada com a meditação em pessoas saudáveis", disse Zeidan. Acrescentando: " Isso mostrou que apenas alguns minutos diários de meditação mindfulness pode ajudar a reduzir a ansiedade."


Quando se trata de um quadro ansiogénico muitas pessoas instintivamente voltam-se para os medicamentos na procura de alívio e, frequentemente, são os próprios clínicos que indicam esse caminho. Enquanto alguns acreditam plenamente que os medicamentos são úteis e benéficos, todos concordam que o uso excessivo de prescrições pode causar mais mal do que bem. A meditação é uma maneira mais natural e eficaz para combater a ansiedade. Libertando a mente pode contribuir para que os nossos corpos e mentes desliguem da sensação de perigo e de stresse, contribuindo para um sentimento de segurança e de serenidade.
Por Vitor Bertocchini

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Mindfulness reduz a ansiedade a nível neurológico
Mindfulness reduz a ansiedade a nível neurológico
assistiu-se a uma redução significativa na ansiedade em todas as sessões de meditação. Mais precisamente, foram identificadas reduções de 39% nos níveis da ansiedade dos participantes. Com o recurso a imagens cerebrais descobriu-se que o alívio da ansiedade relacionado com a meditação foi associado com a activação do córtex cingulado anterior, córtex pré-frontal ventromedial e ínsula anterior. Estas áreas do cérebro estão envolvidas nas funções executivas e do controlo das preocupações. A activação destas três regiões cerebrais provocada pela meditação foi directamente associada ao alívio da ansiedade.
https://lh3.googleusercontent.com/-r3yuY7UDNyo/VZ0qM4w0vSI/AAAAAAAABXY/nBN4m9HllRI/s1600/monges-meditacao-brain-scan.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-r3yuY7UDNyo/VZ0qM4w0vSI/AAAAAAAABXY/nBN4m9HllRI/s72-c/monges-meditacao-brain-scan.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/10/como-e-que-meditacao-mindfulness-reduz.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/10/como-e-que-meditacao-mindfulness-reduz.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}