Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação na Atenção Plena



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação na Atenção Plena

No  sutra ‘Anapanasati’ (o discurso sobre a Atenção Plena à respiração)(1), é apresentado uma meditação na qual o Buda utiliza o cultivo da Mindfulness (atenção plena). Quando se dirige a atenção calmamente para a respiração, surge uma familiaridade cada vez maior com os movimentos da inspiração e da expiração. O praticante começa a familiarizar-se com a própria mente, onde as distracções e o pensamento discursivo da mente já não são tão apelativos. Este é o aspecto de 'familiaridade' da atenção plena.

Cultivando a atenção plena à respiração, o praticante torna-se estável e permanece constantemente consciente do que está a realizar no momento presente, recordando-se de manter a mente conectada à respiração. Este é o aspecto 'mnésico' da atenção plena.

Familiarizar-se com a respiração, recordar de retornar a ela quando a distração ocorre, atinge-se finalmente o estado contínuo de não esquecimento. Quando se estabiliza nesse estado, um continuum de atenção plena torna-se a base para desenvolver uma não distração ininterrupta da mente. Posiciona-se a mente na respiração e ela permanece ali, naturalmente e sem esforço. Isso é a “força”, o terceiro aspecto da atenção plena.

Uma vez que a qualidade natural de equilíbrio e imobilidade da mente esteja presente, surge a clareza da mente. Esta clareza percebe e discerne todos e cada um dos fenómenos dos quais tem consciência completamente e de forma direta (2).



Referências
1. “Anapanasati Sutta,” Mindfulness of Breathing. Disponível em: http://dharma.ncf.ca/introduction/sutras/breathing.html
2. Mipham, S. (2003). Turning the Mind into an Ally. New York : Riverhead Books.
Meditação na Atenção Plena Reviewed by Prana | TM on 23:36 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.