Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase

Este estudo, presente na revista International Journal of Geriatric Psychiatry, analisou os efeitos da meditação yóguica diária sobre a saúde mental, funcionamento cognitivo e actividade da telomerase celular em cuidadores de familiares com demência com sintomas depressivos leves.

O stresse crónico coloca os cuidadores em maior risco de desenvolver depressão. Em média, a incidência e prevalência de depressão clínica em cuidadores de familiares com demência aproxima-se dos 50% (Lavretsky, 2005). Os cuidadores são duas vezes mais propensos a relatar altos níveis de stresse emocional (Lavretsky, 2005). A tendência de diminuição da resistência ao stresse com o avançar da idade está relacionada com um aumento da taxa de doença cardiovascular e mortalidade. Embora a relação entre saúde mental e física tem sido documentada, as ligações estão recentemente a começar a ser entendidas a nível celular (Miller et al, 2009). O comprimento dos telómeros foi recentemente proposto como uma " psicobiomarcador " útil ligando o stresse psicológico crónico e doenças relacionadas com o envelhecimento (Epel et al, 2006).

O telómero é uma região de sequências repetitivas de ADN no final de um cromossoma, que protege a extremidade do cromossoma de deterioração. Redução do comprimento dos telómeros e da telomerase (a enzima celular principal responsável pela extensão e manutenção dos telómeros) estão associadas com a mortalidade prematura e predizem uma série de riscos à saúde e de doenças (Lin et al, 2009), que pode ser regulada em parte pelo stresse psicológico (Epel et al, 2004 ; Ornish et al, 2008; Epel et al, 2009) .

Muitas das intervenções psicossociais existentes para a redução do stresse e da depressão em cuidadores têm apenas demonstrado benefícios modestos (Lavretsky, 2005). Muitos cuidadores são contra o uso da medicação por causa do efeitos colaterais associados e preferem usar a medicina complementar e alternativa para a redução do stresse. Essas considerações motivaram os autores deste estudo a testar uma breve intervenção mente-corpo para redução do stresse.

Foi realizado um estudo piloto aleatório recorrendo à meditação Kirtan Kriya, comparando-se com o relaxamento passivo (ouvir música instrumenta) durante 12 minutos por dia e por 8 semanas.

Este estudo foi o primeiro a investigar a eficácia da prática diária de Kirtan Kriya para melhorar: (i) os sintomas depressivos, (ii) a saúde mental; (iii) a cognição, e (iv) a actividade da telomerase em cuidadores de familiares com demência, com sintomas depressivos leves num estudo controlado aleatório. verificou-se uma melhoria nas medidas de saúde mental e funcionamento cognitivo, distúrbios psicológicos e actividade da telomerase em cuidadores que realizaram diariamente o Kirtan Kriya, comparado com o grupo de relaxamento.

Este estudo piloto constatou que as práticas diárias de meditação breves por cuidadores de familiares com demência pode levar a um melhor funcionamento mental e cognitivo e menores níveis de sintomas depressivos. Esta melhoria foi acompanhada por um aumento na actividade da telomerase, sugerindo redução no envelhecimento celular induzido pelo stresse.


Por Vitor Bertocchini
Meditação yóguica e efeitos sobre a saúde mental, cognição e actividade da telomerase Reviewed by Prana | TM on 02:02 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.