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Ujjayi Pranayama ou Respiração Vitoriosa



POR EDITOR SPM-BE |





Ujjayi Pranayama ou Respiração Vitoriosa

emocoes mindfulness
Quando realizada correctamente, a respiração Ujjayi (traduzido como " vitoriosa") deve ser tanto energizante como relaxante. Nos Yoga Sutras, Patanjali sugere que a respiração deve ser tanto Dirga (longa) e sukshma (suave). O som da respiração Ujjayi é criado pela constrição suave da abertura da garganta, criando uma certa resistência à passagem do ar. Ao gentilmente sorver o ar e de seguida expulsando-o suavemente contra essa resistência, cria-se um som bem marcado e suave, algo parecido com o som das ondas do mar a rebentarem na costa.


 Para praticar a inalação, focar na criação de um som suave e agradável que não é apressado nem forçado. Sugiro trabalhar na sua respiração Ujjayi numa posição sentada, relaxada e com as pernas cruzadas. Imagine que respira por uma palha. Se a sucção é muito forte a palha bloqueia o fluxo de ar e é necessária exercer uma grande força para sugar o ar através dela. Uma vez dominada a respiração Ujjayi, em posição sentada, o desafio é manter a mesma qualidade da respiração durante toda a sua prática de asanas.
A raiz do problema pode ser tão simples quanto o esforço que se exerce ao praticar Ujjayi . É importante lembrar que a chave para a respiração Ujjayi é o relaxamento, a acção de Ujjayi naturalmente prolonga a respiração. No entanto, é necessário um pequeno esforço para produzir um som agradável, mas muito esforço cria uma respiração tensa e um som irritante.

Ao longo da sua prática, tente manter a duração e a suavidade da respiração, tanto quanto possível. Depois de encontrar uma linha de base da respiração Ujjayi, numa postura que não é muito exigente (“cão boca abaixo”, por exemplo), procure manter a qualidade da respiração em toda a prática.

Ujjayi Pranayama ou Respiração Vitoriosa Reviewed by Prana | TM on 01:33 Rating: 5






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