Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Budismo e Interdependência



POR EDITOR SPM-BE |





Budismo e Interdependência

O princípio do co-surgimento interdependente informa-nos que para algo existir deve participar numa relação. O praticante atinge o nirvana através da compreensão da natureza ilusória do samsara. Então o nirvana e o samsara formam duas partes do mesmo todo. Essas partes não poderiam existir separadamente uma da outra. As duas partes formam um continuum que se manifesta mais num extremo do que no outro, mas nunca como um único extremo. Isso explica as razões do budismo enfatizar continuamente a sempre presente Natureza de Buda (potencial para a iluminação ou para a compreensão da verdade), que não existe em oposição à não-iluminação, mas em conjunto com ela. Assim, o self, existe da mesma forma que o não-self, ainda que em níveis diferentes, mas os dois participam do mesmo todo. A explicação do motivo pelo qual há o não-self deriva de um nível de realidade última, enquanto a necessidade da existência do self emerge a um nível convencional. A realidade última refere-se aos 5 agregados (forma, sensação, percepção, formação mental e consciência) e à ideia de que nenhum self lhes subjaz, enquanto a realidade convencional refere-se a designações linguísticas, que fazem parecer que existe uma realidade correspondente, é uma realidade aparente. Os Budistas nem totalmente rejeitam nem totalmente negam uma realidade em detrimento da outra, mas reconhecem que ambas existem na vida humana. Tanto a aceitação do self como a sua rejeição provam inextricavelmente as duas realidades co-existentes em que eles ocorrem.

A doutrina budista de anatman, que nega a distinção entre o self e o não-self, ressalta a unidade do universo e fornece um princípio ético para a sustentabilidade. De acordo com o princípio budista de interconexão, diversas aparências e fenómenos estão todos interligados na unidade da existência. Todos os seres, animais, plantas e minerais existem em interdependência. A interconexão com o nosso ambiente deve incutir em nós respeito, humildade, atenção e compaixão. O Buda ensinou que o nosso apego à noção de um self fixo, substancial e permanente impede-nos de alcançar a libertação espiritual. Ao romper os laços com o nosso self ilusório ficamos conscientes do nosso entre-ser com tudo o que existe.
Budismo e Interdependência Reviewed by Prana | TM on 01:47 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.