Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Aonde Quer Que Eu Vá | Jon Kabat-Zinn



POR EDITOR SPM-BE |





Aonde Quer Que Eu Vá | Jon Kabat-Zinn



Jon Kabat-Zinn é o fundador e director da Clínica de Redução de Stresse no Centro Médico da Universidade de Massachusetts e Professor Associado no departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Kabat-Zinn tem ensinado directamente milhares de pessoas e inspirado muitas mais a reduzir o stresse e a dor crónica e a viver uma vida mais plena através da meditação mindfulness. Neste livro, ele dirige-se  para o público em geral. Como investigador, o seu trabalho tem incidido principalmente na interacção corpo-mente na cura, e nas aplicações da meditação para as pessoas com dores crónicas e com problemas de stresse.


Este livro é um guia muito simples de meditação pura, aquela que pode praticar aonde quer que vá, onde quer que esteja, sempre que quiser. Fora do tempo e dentro dele.


meditação mindfulness consiste simplesmente em estar consciente do momento presente. O título, Wherever You Go There You Are, em Português Aonde Quer Que Eu Vá, enfatiza isso mesmo de forma levemente humorística. O livro é muito fácil de ler, com capítulos curtos, alguns tão curtos como um único parágrafo. Cada capítulo apresenta uma única ideia relacionada com a consciência plena. O livro pode ser usado como um guia para iniciar a prática da atenção plena, ou pode ser usado como um livro de meditação diária.

O estilo de escrita do autor é simples e acessível. As suas frases simples podem expressar ideias profundas de forma a fazer o leitor parar e pensar. As origens budistas da meditação mindfulness são apresentadas de forma compreensível para um público ocidental. Jon Kabat-Zinn junta o Oriente com o Ocidente para apresentar uma abordagem ponderada e prática, ajudando aqueles que sofrem com o stresse da vida moderna.
Ensinando-nos a estar mais plenamente presentes nas nossas vidas, a abordagem de Kabat-Zinn para a mindfulness pode ajudar aqueles que sofrem de uma doença crónica, bem como aqueles que estão sofrem de elevados níveis de stresse. Recomendo este livro a todas as pessoas.

A meditação

"Quando falamos de meditação, é importante que se saiba que não se trata de uma actividade enigmática e estranha. Não envolve tornar-se numa espécie de zombie, vegetal, egocêntrico narcisista, centrado no seu umbigo, seguidor de um culto, devoto, místico, ou filósofo oriental. A meditação é simplesmente acerca de ser você mesmo e saber algo sobre quem você é.
Trata-se de começar a perceber que está num caminho, quer aprecie ou não, ou seja, esse caminho é a sua vida. A meditação pode ajudar a ver que esse caminho a que chamamos de nossa vida tem direcção, que está sempre em mudança, momento a momento; e que o que acontece agora, neste momento, influencia o que acontece depois".


A prática da meditação

Tendemos a estar particularmente desatentos ao facto de estarmos a pensar, praticamente, de forma constante. O fluxo incessante de pensamentos que passam pelas nossas mentes deixa-nos muito pouco espaço para o silêncio interior. E damos pouco espaço para nós mesmos, só para ser, sem ter que andar a correr de um lado para o outro, constantemente a fazer coisas. As nossas acções são muito frequentemente orientadas de forma inconsciente, ao invés de serem realizadas em consciência, orientadas por esses pensamentos perfeitamente normais e pelos impulsos que percorrem a nossa mente como um rio correndo, em muitos casos como uma cascata. Somos apanhados na torrente e acabamos por submergir as nossas vidas, uma vez que nos leva a lugares que podemos não gostar e podemos nem nos aperceber a direcção que estamos a tomar.


"A meditação significa aprender a sair dessa corrente, a parar, a senti-la e a ouvi-la, aprender com ela dela, e depois usar as suas energias para nos guiar, em vez de nos tiranizar. Este processo não acontece magicamente por si só. É preciso energia. Chamamos ao esforço para cultivar a nossa capacidade de estar no momento presente de "prática" ou "prática de meditação."
"Se ainda não notou, tende a haver uma corrente de pensamentos e emoções que fluem através das nossas mentes praticamente a cada segundo das nossas vidas (O meu palpite é que já deve ter-se apercebido).
Pense na corrente de pensamentos e sentimentos como um rio. Às vezes suave e às vezes transbordando e plena de fúria.

Um dos principais objectivos da meditação é ajudar-nos a aprender a sair dessa corrente e a observá-la a partir da costa. E, à medida que praticamos e observamos ... sair da corrente e observar ... sair da corrente e observar ... Fortalecemos os músculos da nossa mente e por isso temos mais probabilidade de controlar qualquer emoção (seja impaciência, raiva ou vergonha) que ameace arrebatar-nos."

Excertos de Wherever You Go There You Are de Jon Kabat-Zinn
Adquirir livro

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação
Aonde Quer Que Eu Vá | Jon Kabat-Zinn Reviewed by Prana | TM on 20:28 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.