Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness para principiantes - parte 1/2



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness para principiantes - parte 1/2





Mindfulness

Se tem problemas com o stresse, fadiga doença ou simplesmente deseja recuperar algum equilíbrio na sua vida, a prática de Mindfulness (consciência/atenção plena) pode ser muito útil. As sugestões a seguir apresentadas vão permitir aumentar a compreensão de Mindfulness, delinear algumas curtas meditações e fornecer informações de base para que seja possível viver a vida num estado mindful.

Na Essência de Mindfulness:


Desacelerar!   Parar!   Contemplar!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça, ou nos acontece, ou nos chegue, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, aceitar, suspender a vontade, tempo e espaço.



MINDFULNESS - O QUE É?


O termo mindfulness deriva de do termo em Pali Sati (Smṛti em Sânscrito), um elemento essencial da prática budista.
A prática de mindfulness está cada vez mais presente na Psiquiatria e Psicologia para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e na prevenção de recaída na depressão e dependência de drogas. Tem ganho popularidade no mundo inteiro como um método de excelência para lidar com as emoções.

Contrariamente à crença popular, mindfulness (atenção plena) não procura esvaziar a sua mente de pensamentos ou emoções, trata-se de prestar atenção ao momento presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar com o futuro. O que pode surpreender é que, provavelmente, já esteve em atenção plena em algum momento da sua vida e nem sequer notou. Já terá realizado uma caminhada, respirando ar puro e fresco e, em seguida, de repente percebeu que quatro horas se passaram? Já escutou tão intensamente uma canção que por momentos, não pensando em mais nada?
Isso é mindfulness!
Na sua base, mindfulness é um treino baseado na conexão mente-corpo, podendo ajudá-lo a observar a maneira como pensa e sente acerca da sua vida, das suas experiências, seja bom ou negativo. Isso pode realmente mudar a maneira como gere e reage a situações geradoras de stresse, dando-lhe uma ferramenta valiosa para ficar mentalmente (e fisicamente) saudável.

Ver mais informações sobre Mindfulness e dúvidas frequentes

Descobrir e cultivar atitudes fundamentais para aumentar o estado de Mindfulness

A sua abordagem à vida faz toda a diferença. Use estas atitudes para desenvolver a sua capacidade de estar plenamente atento, permitindo-lhe viver uma vida mais consciente:

Curiosidade - Torne-se curioso sobre a sua experiência. Como se sente emocionalmente? Que tipo de pensamentos passam na sua mente? Como o seu corpo se sente no momento?

Aceitação - Aceitação não significa resignação. Mindfulness é aceitarmos os sentimentos, ao invés de negá-los. Aceitação em primeiro lugar, a mudança vem posteriormente.

Bondade - Traga um atmosfera de carinho e de compaixão à sua experiência de momento a momento. Esteja ciente de sua experiência momento-a-momento com o seu coração, bem como com a sua mente.

Deixar ir - Não precisa tentar segurar as experiências agradáveis e afastar as experiências desagradáveis.

Não julgar - Observe o que você está experimentando tal como é, ao invés de classificá-lo em bom ou mau, gosto ou não gosto.

Não Lutar - Permita-se experimentar o que quer que a sua experiência é ao invés de criar uma meta para alguma outra experiência e, em seguida, se esforçar para alcançar essa outra experiência.

Paciência – A mudança leva tempo. Promova a sua capacidade de ser paciente.

Confiar - Tenha confiança na prática da atenção plena como guia.

Mente de principiante - Cultive o seu sentido de ser como um novato ao invés de um especialista. Na mente do principiante há muitas possibilidades, na mente do especialista há poucas.


Tentar uma curta Meditação Mindfulness 

A sua capacidade de ser consciente tem maior potencial de desenvolvimento através da meditação mindfulness. Uma das meditações mindfulness mais populares é a atenção plena na respiração. Trata-se de estar conscientemente atento à sua respiração. Siga estes passos para experimentar:

Esteja ciente do sentido da sua própria respiração. Não precisa mudar o seu ritmo, apenas sinta a sensação física da sua respiração entrando e saindo do corpo.

Pode sentir a respiração no nariz, na garganta, no peito ou para baixo na sua barriga.

Quando a mente divagar em pensamentos traga a sua atenção de volta. É da natureza dos pensamentos levar a sua atenção para longe de tudo o que você deseja focar, e passá-la para pensamentos sobre o passado ou futuro, preocupações e sonhos.

Assim que perceber que está a pensar noutro assunto, observe o que estava a pensar e guie suavemente a sua atenção de volta para a respiração. Não precisa de se criticar.

É isso. Mindfulness na respiração é tão simples como isso. Trazer uma sensação de atitudes conscientes para a sua experiência, como a curiosidade, a bondade e a aceitação. Pode fazer este exercício num espaço de tempo tão curto quanto um minuto, ou então prolongá-lo o tempo que desejar.

► Caminhar em Atenção Plena
► Ver mais informações sobre Mindfulness e dúvidas frequentes

Ver Mindfulness para principiantes - parte 2
► Ver lista de atitudes de Mindfulness actualizada

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training, Mindfulness-Based Stress Reduction

Mindfulness para principiantes - parte 1/2 Reviewed by Prana | TM on 16:08 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.