Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Mindfulness para principiantes - Parte 2/2



POR EDITOR SPM-BE |





Mindfulness para principiantes - Parte 2/2



emocoes mindfulness

Mindfulness

Compreender os três aspectos do estado MINDFUL

Mindfulness tem três aspectos diferentes que funcionam em perfeita sintonia para trazer um estado de percepção consciente.

Intenção – A sua intenção é o que você espera obter a partir da prática de mindfulness. Pode querer reduzir o stress, procurar maior equilíbrio emocional ou seguir um caminho de auto-conhecimento. A força da intenção ajuda a motivá-lo para a prática da atenção plena numa base diária, e molda a qualidade da consciência atenta.



Atenção - Mindfulness é prestar atenção à sua experiência interna e/ou externa. A sua atenção plena é desenvolvida, principalmente, através de vários tipos diferentes de meditação - seja formal, tradicional ou informal - quando se conversa, jardinagem ou se conduz, por exemplo.

Atitude - Mindfulness envolve prestar atenção a certas atitudes, como curiosidade, aceitação e bondade, já descritas na parte 1 desta artigo.


Usar Mindfulness para lidar com emoções difíceis

Todos temos dias maus, alguns são piores do que outros. Quando as emoções se tornam insuportáveis poderá usar a fórmula RAIN para ajudar a gerir os seus sentimentos de uma forma consciente:

R - Reconhecer a emoção que está a sentir. Nomeie a emoção na sua mente, se puder.

A - Aceitar a experiência que está tendo. Sim, provavelmente não gosta da sensação, mas a realidade é a emoção está lá no momento.

I - Investigar. Torne-se curioso sobre a sua experiência. Onde sente a emoção no seu corpo? Que tipo de pensamentos passam pela sua mente?

N - Não-identificação. Veja as emoções como um evento de passagem e não se identifique com elas, assim como imagens diferentes são reflectidas num espelho mas não são o espelho. Diferentes emoções surgem e passam na sua mente, mas não são você. O passo mais potente é não identificação. Por exemplo, ter a atitude 'a tristeza está a surgir e em breve passará' ou 'a ansiedade está a surgir e, em algum momento, vai dissolver-se'.

Às vezes, só precisa fazer uma única etapa, enquanto que outras vezes pode querer trabalhar com toda a fórmula. Pratique usando a fórmula sempre que puder para quando o quotidiano se tornar um desafio ser mais fácil de usar.

Ver o método RAIN em maior detalhe
► Ver mais sobre Mindfulness e dúvidas frequentes
Mindfulness para principiantes - parte 1
► Ver lista de atitudes Mindfulness actualizada

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Yoga, ioga, saúde, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training, Mindfulness-Based Stress Reduction
Mindfulness para principiantes - Parte 2/2 Reviewed by Prana | TM on 11:54 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.