Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

O que é a meditação mindfulness?



POR EDITOR SPM-BE |





O que é a meditação mindfulness?

budismo mindfulness
Ao prestar atenção aos seus pensamentos poderá descobrir os seus padrões habituais. Os seus pensamentos têm um enorme impacto sobre as suas emoções e as decisões que toma,...

A
meditação Mindfulness é um tipo especial de meditação que tem sido alvo de grande investigação científica e testada também em contextos clínicos. A meditação não é pensar em nada. A meditação é prestar atenção de uma forma sistemática para aquilo que decidir que vai ser o seu alvo de concentração, o que pode incluir estar ciente dos seus pensamentos.



Ao prestar atenção aos seus pensamentos poderá descobrir os seus padrões habituais. Os seus pensamentos têm um enorme impacto sobre as suas emoções e as decisões que toma, assim estar mais consciente da sua existência e natureza é extremamente útil.

Na meditação mindfulness, é frequente focar-se num ou na combinação de:

- A sensação da sua própria respiração;

- Qualquer um dos seus sentidos;

- O seu corpo;

- Os seus pensamentos e/ou emoções;

- Tudo o que é mais predominante na sua consciência.


A meditação mindfulness apresenta-se, normalmente, em dois tipos distintos:

Meditação formal - Esta é uma meditação onde intencionalmente se guarda um tempo no dia para embarcar numa prática meditativa. Este “retiro” dá-lhe uma oportunidade para aprofundar a sua prática da atenção plena e entender mais sobre a sua mente, as suas tendências habituais e como estar plenamente atento por um longo período de tempo, com um sentimento de bondade e curiosidade rumo a si mesmo e à sua experiência. A meditação formal é um treino da mente.

Meditação Informal - aqui é onde a mente entra num estado concentrado e meditativo à medida que realiza as suas actividades diárias. Desta forma, continua a aprofundar a sua capacidade de estar plenamente atento e sua mente fica no momento presente, ao invés de habitualmente se desviar para o passado e/ou o futuro. A meditação mindfulness informal significa que pode descansar numa consciência atenta a qualquer hora do dia.

Praticar meditação significa engajar-se num exercício de atenção plena e não praticar no sentido de procurar obter a meditação perfeita. Não precisa julgar a sua meditação. A sua experiência é a sua experiência.
O que é a meditação mindfulness? Reviewed by Prana | TM on 15:25 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.