Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Pura Consciência - Matthieu Ricard



POR EDITOR SPM-BE |





Pura Consciência - Matthieu Ricard

A pura consciência, sem conteúdo, é algo que muitos dos que meditam regular e seriamente já experimentaram - não é apenas uma espécie de teoria Budista. E qualquer um que se dê ao trabalho de estabilizar e clarificar a sua mente será capaz de experimentá-la também. É através deste aspecto incondicionado da consciência que podemos transformar o conteúdo de mente através do treino

Mas a meditação também significa cultivar qualidades humanas básicas, tais como a atenção e a compaixão e novas formas de experimentar o mundo. O que realmente importa é que a pessoa muda gradualmente. Ao longo de meses e anos, torna-se menos impaciente, menos propenso à cólera, menos dividido entre esperanças e medos. Torna-se inconcebível prejudicar voluntariamente outra pessoa.



Desenvolvemos uma propensão para o comportamento altruísta e um conjunto de qualidades que nos aporta os recursos para lidar com os altos e baixos da vida. O ponto aqui é que poderá olhar para os seus pensamentos e emoções fortes com uma pura atenção plena, que não está relacionada com os seus conteúdos. Tomemos o exemplo da cólera malévola, com a qual, muitas vezes, nos identificamos. A cólera pode preencher a nossa paisagem mental e projectar esta realidade distorcida sobre nós próprios, sobre as pessoas e eventos. Quando somos oprimidos pela cólera não conseguimos nos dissociar dela.

Perpetuamos um círculo vicioso de aflição ao reacender a cólera cada vez que vemos ou lembramos a pessoa que nos fez sentir de tal forma. Ficamos dependentes da causa do sofrimento. Mas se conseguirmos dissociar-nos da cólera e olhar para ela com atenção plena, que está ciente que a cólera não é cólera, podemos ver que é apenas um conjunto de pensamentos/emoções. A cólera não corta como uma faca, queima como o fogo ou esmaga como uma rocha, nada mais é do que um produto da nossa mente. Em vez de "ser" a cólera, percebemos que não somos a cólera, da mesma forma que as nuvens não são o céu. Então, para para lidar com a cólera olhamos para e mantemos a nossa atenção sobre ela. Se pararmos de adicionar madeira a uma fogueira e apenas assistirmos, o fogo extinguir-se-á. Da mesma forma, a cólera irá desaparecer, sem ser forçosamente reprimida ou ter in/explodido. 

Não há dúvida de que todos experimentamos emoções. Trata-se, então, de uma questão de não ser escravizado por elas. Deixar as emoções surgir, mas libertas dos seus componentes aflitivos: distorção da realidade, confusão mental, apego e sofrimento para si e para os outros. Há uma grande virtude em descansar de vez em quando na pura consciência do momento presente e ser capaz de evocar este estado quando as emoções aflitivas surgem, para que não fiquemos identificados com e não sejamos seduzidas por elas. É difícil no início, mas torna-se bastante natural à medida que se familiariza com tal abordagem. Sempre que a cólera surge, aprende-se a reconhecê-la de imediato.

 “Se conhecer alguém que é um carteirista, mesmo que ele se mistura na multidão, irá reconhecê-lo à distância e manter um olhar atento sobre ele.”

Matthieu Ricard
Pura Consciência - Matthieu Ricard Reviewed by Mindfulness Institute on 15:55 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.