Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Quiescência Meditativa



POR EDITOR SPM-BE |





Quiescência Meditativa

hipocampo mindfulness
Tendo chegado a um estado de relaxamento, o praticante trabalha para melhorar a estabilidade da atenção, concentrando a atenção, à vontade, continuamente num único objecto, seja físico ou imaginado...



N

o Budismo existe uma variedade de técnicas que são usadas para melhorar a estabilidade e a clareza da atenção, levando a um estado conhecido como “quiescência meditativa” ou tranquilidade (ou em sânscrito, shamatha). A prática envolve o cultivo, em sequência, das qualidades mentais de relaxamento, estabilidade da atenção e clareza da atenção.

O relaxamento é o primeiro passo necessário para combater as tensões que derivam do intenso foco mental. É induzido ao dirigir a atenção à nossa respiração, bem como através do estabelecimento de um contexto de confiança e de motivação altruísta, que contraria qualquer stresse relacionado com a ambição pessoal na prática.

Tendo chegado a um estado de relaxamento, o praticante trabalha para melhorar a estabilidade da atenção, concentrando a atenção, à vontade, continuamente num único objecto, seja físico ou imaginado, sem a distração de pensamentos errantes. Quando a mente se aquieta desta forma, uma sensação de paz e calma interior surge, livre da agitação do incessante diálogo interior.

Em seguida, com o controlo aperfeiçoado que a estabilidade oferece, cultiva-se a clareza da atenção. O objectivo nesta fase é perceber ou visionar o objecto da sua atenção com o aumento da vivacidade e acuidade dos detalhes, contrariando activamente a tendência de embotamento quando a atenção recai sobre um objecto por um período prolongado de tempo.

No Budismo Tibetano, o objecto de atenção escolhido é, muitas vezes, a visualização envolvendo imagens mentais elaboradamente detalhadas. Este tipo de prática, de uma forma ou de outra, com ou sem a componente das visualizações, é comum à maioria das escolas de Budismo na Ásia e é também encontrada em tradições contemplativas Asiáticas não-Budistas.

Tal como é ensinado em contexto Budista, o principal objectivo de tal prática é fazer com que a mente seja uma ferramenta mais facilmente gerível: aplicar as próprias competências da optimização atencional no ganho de insight sobre a natureza da mente e de outros aspectos do mundo da experiência humana.

Este estado de “quiescência meditativa”, que em estágios avançados é acompanhado pela retirada dos sentidos físicos, também é visto como intrinsecamente benéfico. Os manuais de meditação Tibetano tradicionais afirmam que, além de melhorar a saúde psicológica, em qualquer nível da prática, o culminar da “quiescência meditativa” – a sua realização no mais alto nível de competências atencionais – também traz, alterações fisiológicas altamente benéficas e distintas.
Quiescência Meditativa Reviewed by Mindfulness Institute on 18:16 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.