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6 formas de aprofundar a nossa compaixão



POR EDITOR SPM-BE |





6 formas de aprofundar a nossa compaixão

hipocampo mindfulness
Muitas vezes, ao ouvir alguém, formulamos na nossa mente respostas tipificadas, esperando por uma pausa na conversa para que possamos intervir. Tente só ouvir.

O amor e a compaixão são necessidades, não são luxos. Sem eles, a humanidade não poderia sobreviver.
Dalai Lama

6 formas de aumentar a nossa compaixão para melhor ajudar os outros

1. Ouça.
Muitas vezes, ao ouvir alguém, formulamos na nossa mente respostas tipificadas, esperando por uma pausa na conversa para que possamos intervir. Tente só ouvir. Procure suspender todos os julgamentos e dê à pessoa a total da sua atenção.
Há uma cura poderosa em compartilhar os segredos mais sombrios e ter outra pessoa realmente a ouvir-nos e sabermos que ainda gosta de nós.

2. Responda à emoção, e não às palavras.
Palavras de raiva podem esconder medo, a culpa pode-se esconder atrás dos remorsos. Se respondermos “à letra” podemos entrar numa espiral de violência. Em vez disso, procure compreender e responder às emoções subjacentes, para que o nosso interlocutor comece a confiar e a abrir-se.


3. Obtenha o seu próprio sistema de apoio. 
Só poderemos dar amor incondicional quando também o recebemos. Invista nas relações sociais. Faça coisas com as pessoas que ama e continue a experimentar a vida. Reabasteça a sua alma.

4. Lembre-se da pessoa como um todo
Quando alguém está em espiral negativa, podemos facilmente perder de vista todas as suas qualidades positivas. Lembre-se, nesses momentos, de uma qualidade especial que ela tenha. Pode ser que a sua lealdade, ou o seu humor, ou a sua paciência.

5. Coloque-se nessa situação mentalmente.
O sofrimento é universal. Todos nós já sentimos alegria e dor. Os detalhes específicos podem ser únicos, mas os temas são universais. Então, lembre-se de um momento em que passou por algo semelhante. Medite sobre isso e lembre-se de cada emoção e preocupação que já passou, e o quanto ansiava por empatia e compaixão de um “companheiro/a de viagem”. Faça isso muitas vezes, para que se torne a segunda natureza. Muitas vezes desconhecemos a dor que a outra pessoa traz dentro de si. Assim, quando alguém faz algo que o/a “tira do sério”, tome um momento e pense na história dessa pessoa.

6. Saiba que vai falhar algumas vezes, por isso então aceite perdoar-se a si mesmo. Tenha compaixão por si mesmo também. Ninguém é perfeito. Permita-se reagir de forma positiva e serena em situações difíceis.  E quando não consegue, não se zangue. Lembre-se que é tão humano como qualquer outra pessoa. Desde que as suas intenções e esforços estejam na direção certa na maioria das vezes, as coisas tenderão a resolver-se pacífica e positivamente.

Seguindo estas sugestões, a nossa compaixão poderá fluir mais com o coração e não apenas com a mente.
6 formas de aprofundar a nossa compaixão Reviewed by Mindfulness Institute on 22:26 Rating: 5






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