Novo Website / New Website



A Meditação Mindfulness pode ajudar a diminuir a sensação de dor?



A Ciência do Cérebro e a Meditação Mindfulness

E se após uma semana de prática de meditação curta pudesse mudar a maneira como o cérebro percebe a dor?

Fadel Zeidan, PhD, e os seus colaboradores da Universidade de Wake Forest e da Universidade de Marquette queriam descobrir como a meditação mindfulness afecta a recepção da dor.
Especificamente, eles centraram-se nas áreas do cérebro responsáveis pela construção da experiência de dor, como o córtex pré-frontal, o córtex cíngulado anterior, e a ínsula anterior. Este estudo está disponível em
Os investigadores realizaram exames de ressonância magnética, pedindo a 18 indivíduos para se manterem quietos numa câmara de ressonância magnética enquanto eles aplicaram uma série de estímulos neutros e dolorosos. Eles, então, pediram aos participantes para se concentrarem nas sensações da sua respiração durante a uma nova aplicação dos estímulos.

Depois de saírem da MRI, os indivíduos avaliaram a intensidade e o desconforto da dor.

Em seguida, os investigadores colocaram os participantes num treino de quatro dias de meditação mindfulness, envolvendo quatro sessões de 20 minutos cada. O treino enfatizou o reconhecimento de sensações sem lhes reagir emocionalmente.

Após o treino, os participantes passaram por todo o processo novamente - exames de ressonância magnética e estímulos de dor em duas etapas, primeiro deitados e quietos e depois a meditar activamente.

Aqui fica o que eles encontraram.
Antes de receberem o treino de meditação, os indivíduos não mostraram diferenças na maneira como eles classificaram a dor, mesmo que eles se concentrassem na sua respiração, ou não.
Mas após o treino, os participantes relataram uma diminuição de 40% na intensidade da dor entre o descanso e o foco na respiração.

Além disso, olhando para os dados da MRI – a meditação parecia reduzir o processamento relacionado com a dor.

A maior diferença foi no córtex somatosensorial primário, uma região associada com o processamento sensorial-discriminativo das informações.

Eles também encontraram uma associação entre a diminuição da magnitude da dor e a activação do córtex cíngulado anterior e o córtex insular anterior direito.

Isto é importante porque se presume que estas duas áreas desempenham um papel na avaliação de dor.

Tomados em conjunto, estes resultados, apesar da reduzida amostra do estudo, de não ser aleatório e controlado, sugerem que a meditação pode funcionar de duas maneiras: 

1. Em primeiro lugar, ao permitir que os pacientes melhorem a sua concentração em estímulos neutros, como a respiração, a meditação ajuda os pacientes a reduzir a importância dos estímulos dolorosos. 

2. Em segundo lugar, concentrando-se no momento presente e reduzindo a expectativa de eventos futuros, a meditação pode ajudar os pacientes a reduzir a antecipação da dor.

Experimente
Para ter uma breve noção do que é a meditação mindfulness, pode tentar uma meditação guiada por Sagarapriya, fundador do centro Budadharma e um dos instructores mais experientes em Portugal. Ela está disponível gratuitamente em: Prática Guiada Completa

Muitos experts e praticantes consideram que a aprendizagem e a prática de técnicas de mindfulness com um grupo é especialmente útil. O treino de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts Medical School, é realizado em grupo e está agora disponível no próximo curso intensivo, orientado por Andrés Martín, presidente do Instituto Espanhol, esMindfulness.


Bibliografia:

Zeidan, F., Martucci, K.T., Kraft, R.A., Gordon, N.S., McHaffie, J.G., and Coghill, R.C. (2011). Brain mechanisms supporting the modulation of pain by mindfulness meditation. The Journal of Neuroscience 31(14), 5540-5548.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: A Meditação Mindfulness pode ajudar a diminuir a sensação de dor?
A Meditação Mindfulness pode ajudar a diminuir a sensação de dor?
Antes de receberem o treino de meditação, os indivíduos não mostraram diferenças na maneira como eles classificaram a dor, mesmo que eles se concentrassem na sua respiração ou não. Mas após o treino, os participantes relataram uma diminuição de 40% na intensidade da dor entre o descanso e o foco na respiração. Portugal, España Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, Atenção Plena, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação.
http://4.bp.blogspot.com/-udxE9tkj9K0/U7cDa4hPtdI/AAAAAAAAAnI/rd4TjsdKsTU/s1600/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-dor-praticar-porto.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-udxE9tkj9K0/U7cDa4hPtdI/AAAAAAAAAnI/rd4TjsdKsTU/s72-c/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-dor-praticar-porto.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/07/a-meditacao-mindfulness-pode-ajudar.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/07/a-meditacao-mindfulness-pode-ajudar.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}