Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação e Saúde do Coração



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação e Saúde do Coração

Reservar alguns minutos para relaxar todos os dias pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. É uma ideia preconizado pela Associação Americana do Coração (Heart Health Association).

A meditação é uma prática - muitas vezes usando a respiração profunda, contemplação silenciosa ou foco sustentado em algo relativamente neutro, como a cor, a frase ou som - que ajuda a diminuir o stresse e a sentir-se em paz, mantendo um estado mental relaxado.

"Pense na prática da meditação como férias do stresse da sua vida durante 20 a 30 minutos", afirmou Richard A. Stein, professor de medicina e director do Programa de Exercício e Nutrição no Centro da Universidade de Nova York para Prevenção de Doenças Cardiovasculares.

A resposta ao stresse  (distress) é o sistema de alarme natural do seu corpo. Ela é responsável pela libertação de várias hormonas, como por exemplo a adrenalina, que faz com que, por exemplo, a sua respiração acelere e a sua frequência cardíaca e pressão arterial subam.

Mas essa resposta de "luta ou fuga" pode cobrar uma factura alta ao seu corpo, se for mantida por muito tempo ou se acontecer repetidas vezes. "Quando éramos homens das cavernas a adrenalina ajudou-nos a estar prontos para fugir dos perigos, como por exemplo um ataque de um tigre" disse Stein. "Hoje, todos os tigres estão nas nossas cabeças."

Para as pessoas com doença cardiovascular, a meditação proporciona uma técnica para reduzir o stresse e se concentrarem em coisas que podem fazer para serem mais saudáveis, afirmou Stein. "A meditação é uma forma de permitir que venha a equilibrar a sua vida e também pode ajudá-lo a dormir melhor, que é uma parte muito importante de restauração da saúde física."

Estudos recentes têm oferecido resultados promissores sobre o impacto da meditação na redução da pressão arterial. Um estudo de 2012 mostrou os afro-americanos com doença cardíaca que praticavam regularmente meditação transcendental tinham menos 48 por cento de probabilidade de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral ou de morrer em comparação com os afro-americanos que participaram de uma aula de educação de saúde ao longo de mais de cinco anos.

Embora a meditação pode oferecer uma técnica para diminuir o stresse e o risco de doença cardíaca, Stein salienta que não pode substituir outras mudanças de estilo de vida importantes, como comer de forma mais saudável, a perda ou a gestão de peso, redução de sal ou praticar atividade física regular. Também não é um substituto para a medicação com o seu médico possa ter prescrito como parte de um plano de tratamento.

A meditação deve ser um complemento de medicamentos prescritos e programas de dieta e exercício, não uma substituição, afirmou Stein.

Aprenda a gerir o Stresse

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Meditação e Saúde do Coração Reviewed by Mindfulness Institute on 23:06 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.