Introdução
As investigações anteriores sobre mindfulness têm-se concentrado principalmente nos sintomas negativos relacionados com o stresse e os efeitos de curto prazo. Em contraste, o este artigo tem como foco o impacto do Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) na melhoria do bem-estar (ou seja, estados de relaxamento e emoções positivas relacionadas) num estudo longitudinal, por um período de um ano. Utilizou-se um ensaio clínico aleatório controlado com uma amostra de 42 médicos. O grupo de intervenção participou num programa de 8 semanas de MBSR, com um período de manutenção de 10 meses adicionais e completou medidas de mindfulness e de “relaxamento” na pré-intervenção, pós-intervenção e depois de 10 meses. Medidas de frequência cardíaca foram também obtidas.
Resultados
Comparando-se o grupo controlo (sem intervenção) com o grupo experimental (realizou o programa de MBSR) foi possível observar melhorias significativas, após oito semanas, nos níveis de atenção e relaxamento, incluindo estados emocionais positivos, tais como a estabilidade/paz, vivacidade, energia, optimismo, alegria, aceitação, e transcendência.
Notavelmente, mudanças das magnitudes (tamanho dos efeitos) aumentaram significativamente no final do período de manutenção depois de um ano, especialmente para mindfulness e energia positiva. Isto significa que no final do estudo, passados 12 meses, o impacto da prática da meditação aumentou. Além disso, o ritmo cardíaco diminuiu significativamente no grupo de intervenção e manteve-se um ano após o início do tratamento.
Conclusões
Os resultados são relevantes em termos das consequências práticas para a melhoria da saúde e do bem-estar da classe médica e também em termos de custo-eficiência da intervenção.