Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Programa televisivo 60 minutos da CBS entra em Mindfulness



POR EDITOR SPM-BE |





Programa televisivo 60 minutos da CBS entra em Mindfulness

budismo mindfulness
Em segundos, as células cerebrais que há poucos minutos estavam tão ativadas começam a diminuir a sua excitabilidade. De facto, imensos estudos científicos comprovam os benefícios desta prática.
60 Minutos é um prestigiado programa jornalístico televisivo norte-americano, apresentado na CBS.

Na sua edição de Dezembro, procuram descobrir o que é e em que consiste a prática de mindfulness.

É uma reportagem bastante interessante, com entrevistas a várias pessoas, entre as quais se destaca Jon Kabat-Zinn.

No centro da ação é descrito o processo em que o jornalista Anderson Cooper procura experienciar, na 1ª pessoa, esta prática milenar.

Anderson Cooper entrou num retiro de 3 dias no norte da Califórnia, sem tv, telemóvel e internet. Com ele, estavam outros profissionais - neurocientistas, líderes empresariais e executivos de Silicon Valley.

Mindfulness


Depois do retiro, Cooper meditou diariamente e estava curioso para analisar os benefícios da meditação no seu cérebro.
Para o efeito, encontra-se com Judson Brewer, psiquiatra e neurocientista. Seguindo as suas instruções, Cooper começa por imaginar uma situação geradora de ansiedade, podendo-se observar as células do cingulado posterior a ficarem mais ativadas, como demonstram as linhas vermelhas no computador. De seguida, Copper entra em meditação, soltando os pensamentos "stressantes" e refocando-se na respiração. Em segundos, as células cerebrais que há poucos minutos estavam tão ativadas começam a diminuir a sua excitabilidade. De facto, imensos estudos científicos comprovam os benefícios desta prática.

Cooper, inicialmente céptico, descreve que esta experiência teve um profundo impacto na sua vida, meditando frequentemente e afirmando que tem a sensação de "viver mais tempo" quando está plenamente presente.

É também entrevistado o Congressista Tim Ryan, um democrata de Ohio. Tim afirma que mindfulness pode parecer-se muito com nada, mas acredita convictamente que pode mudar a América para melhor. Ele escreveu um livro sobre mindfulness e conseguiu angariar um milhão de dólares de financiamento federal para o seu ensino às crianças das escolas de Ohio. Tim Ryan afirma:"Eu vi a transformação nas salas de aula. Eu já vi mindfulness curar veteranos de guerra e o que faz em indivíduos que têm altos e crónicos níveis de stresse e como tem ajudado o seu corpo a curar-se. Eu não estaria disposto a arriscar meu pescoço até aqui, se eu não achasse que Mindfulness é de extrema relevância e que pode realmente ajudar a mudar o país".

É levantada a conexão entre os gadgets tecnológicos e a exaustão societal, fazendo-se referência à conferência denomindada Wisdow 2.0, com mais de 2,000 participantes, entre os quais companhias como a Google, Facebook e Instagram, estiveram presentes.

Karen May, vice-presidente da Google, que agora oferece aulas gratuitas de mindfulness aos seus 52,000 colaboradores, é também entrevistada. À questão de Cooper se mindfulness realmente "funciona", Karen May afirma que acredita absolutamente que sim.

Depois de quase quatro décadas de ensino de mindfulness, Jon Kabat-Zinn está feliz em ver esta prática a entrar no quotidiano de cada vez mais pessoas.

Mais vídeos desta reportagem

Mindfulness e tecnologia: São compatíveis?

Tendo como tema principal a gestão dos "gadgets" tecnológicos de forma mindful, Anderson Cooper conversa com Soren Gordhamer, fundador da conferência Wisdom 2.0; Jana Friedman, uma gestora no Twitter; Nuerocientistas da Universidade de Massachusetts neuroscientists Jean King e Carl Fulwiler e Rich Fernandez, fundador do Wisdom Labs.




O novo mindful Anderson Cooper
Num retiro "mindfulness", Anderson Cooper retira o microfone e aprende a apreciar o silêncio, bem como a vida sem telemóvel.




Porquê praticar mindfulness
Anderson Cooper conversa sobre os benefícios de mindfulness com a neurocientista Jean King da Universidade de Massachusetts, um veterano da guerra de Vietnam, o instrutor de mindfulness Ralph Steele e o psicológo do desporto George Mumford.




O que espera para iniciar a sua prática?





Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
Programa televisivo 60 minutos da CBS entra em Mindfulness Reviewed by Mindfulness Institute on 16:54 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.