Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos



POR EDITOR SPM-BE |





MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos

hipocampo mindfulness
A investigação sugere que Mindfulness pode beneficiar todas as pessoas e não apenas as pessoas com história de depressão grave.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pode ser tão eficaz como os medicamentos na dimiuição das recidivas após recuperação de grandes crises de depressão, assim parecem indicar os resultados do estudo publicado no prestigiado jornal médico The Lancet.
Os investigadores queriam saber se um tipo de terapia conhecida como Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) poderia ser um tratamento alternativo eficaz aos antidepressivos para as pessoas com depressão major, com alto risco de recaída.
A principal medida de sucesso foi o momento da recaída ou recorrência da depressão, com os pacientes a serem acompanhamento em cinco intervalos de tempo separados ao longo de dois anos. As medidas secundárias de sucesso foram o número de dias livres de depressão, os sintomas depressivos residuais, a comorbidade psiquiátrica e médica, qualidade de vida, e relação custo/eficácia.
O MBCT é um programa manualizado, em grupo, de oito semanas, que incorpora exercícios de Mindfulness, incluindo yoga, consciência corporal, trabalho de casa diário - comer ou fazer tarefas domésticas em atenção plena, momento a momento. O protocolo deriva do Programa de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (Mindfulness-Based Stress Reduction de Jon Kabat-Zinn), inclui elementos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e dirigido a pessoas com história prévia de depressão.

O estudo analisou 424 adultos de áreas urbanas e rurais no Reino Unido. Todos tinham um diagnóstico de transtorno depressivo major recorrente (actualmente em remissão), tiveram três ou mais episódios depressivos major anteriores, e estavam a tomar antidepressivos de manutenção para evitar novas recaídas.
para receber uma intervenção de oito semanas ou continuar em antidepressivos de manutenção (212 em cada grupo). a recorrência da depressão foi avaliada durante o período de dois anos após o início da intervenção.



Num ensaio clínico de dois anos, os participantes foram aleatoriamente distribuídos para 2 grupos num programa de MBCT com o objectivo de reduzir ou parar a medicação (grupo 1), ou foram convidados a continuar apenas com os antidepressivos (grupo2). Com o apoio dos seus médicos de família e terapeutas, cerca de 70% do grupo de Mindfulness foi capaz de parar de tomar antidepressivos.
O ensaio sugere que o MBCT pode ajudar algumas pessoas com depressão recorrente na redução ou mesmo no corte da sua medicação. No entanto, no estudo, entre quatro a cinco pessoas em cada 10 recaíram dentro de dois anos, independentemente do seu tratamento.

Dependendo do seu ponto de vista, os tratamentos foram igualmente bons ou igualmente maus. A investigação sugere que Mindfulness pode beneficiar todas as pessoas e não apenas as pessoas com história de depressão grave.


Conclusões
Este estudo demonstrou que a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness permitiu a muitas pessoas com depressão, com alto risco de uma recaída, interromper os seus medicamentos, e alcançar níveis semelhantes de recaída durante um período de dois anos.
A principal medida de sucesso foi o momento da recaída ou recorrência da depressão, com os pacientes a serem acompanhamento em cinco intervalos de tempo separados ao longo de dois anos. As medidas secundárias de sucesso foram o número de dias livres de depressão, os sintomas depressivos residuais, a comorbidade psiquiátrica e médica, qualidade de vida e relação custo/eficácia.

Já outro estudo tinha revelado resultados semelhantes

MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos Reviewed by Mindfulness Institute on 21:04 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.