Novo Website / New Website



MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos

hipocampo mindfulness
A investigação sugere que Mindfulness pode beneficiar todas as pessoas e não apenas as pessoas com história de depressão grave.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pode ser tão eficaz como os medicamentos na dimiuição das recidivas após recuperação de grandes crises de depressão, assim parecem indicar os resultados do estudo publicado no prestigiado jornal médico The Lancet.
Os investigadores queriam saber se um tipo de terapia conhecida como Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) poderia ser um tratamento alternativo eficaz aos antidepressivos para as pessoas com depressão major, com alto risco de recaída.
A principal medida de sucesso foi o momento da recaída ou recorrência da depressão, com os pacientes a serem acompanhamento em cinco intervalos de tempo separados ao longo de dois anos. As medidas secundárias de sucesso foram o número de dias livres de depressão, os sintomas depressivos residuais, a comorbidade psiquiátrica e médica, qualidade de vida, e relação custo/eficácia.
O MBCT é um programa manualizado, em grupo, de oito semanas, que incorpora exercícios de Mindfulness, incluindo yoga, consciência corporal, trabalho de casa diário - comer ou fazer tarefas domésticas em atenção plena, momento a momento. O protocolo deriva do Programa de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (Mindfulness-Based Stress Reduction de Jon Kabat-Zinn), inclui elementos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e dirigido a pessoas com história prévia de depressão.

O estudo analisou 424 adultos de áreas urbanas e rurais no Reino Unido. Todos tinham um diagnóstico de transtorno depressivo major recorrente (actualmente em remissão), tiveram três ou mais episódios depressivos major anteriores, e estavam a tomar antidepressivos de manutenção para evitar novas recaídas.
para receber uma intervenção de oito semanas ou continuar em antidepressivos de manutenção (212 em cada grupo). a recorrência da depressão foi avaliada durante o período de dois anos após o início da intervenção.



Num ensaio clínico de dois anos, os participantes foram aleatoriamente distribuídos para 2 grupos num programa de MBCT com o objectivo de reduzir ou parar a medicação (grupo 1), ou foram convidados a continuar apenas com os antidepressivos (grupo2). Com o apoio dos seus médicos de família e terapeutas, cerca de 70% do grupo de Mindfulness foi capaz de parar de tomar antidepressivos.
O ensaio sugere que o MBCT pode ajudar algumas pessoas com depressão recorrente na redução ou mesmo no corte da sua medicação. No entanto, no estudo, entre quatro a cinco pessoas em cada 10 recaíram dentro de dois anos, independentemente do seu tratamento.

Dependendo do seu ponto de vista, os tratamentos foram igualmente bons ou igualmente maus. A investigação sugere que Mindfulness pode beneficiar todas as pessoas e não apenas as pessoas com história de depressão grave.


Conclusões
Este estudo demonstrou que a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness permitiu a muitas pessoas com depressão, com alto risco de uma recaída, interromper os seus medicamentos, e alcançar níveis semelhantes de recaída durante um período de dois anos.
A principal medida de sucesso foi o momento da recaída ou recorrência da depressão, com os pacientes a serem acompanhamento em cinco intervalos de tempo separados ao longo de dois anos. As medidas secundárias de sucesso foram o número de dias livres de depressão, os sintomas depressivos residuais, a comorbidade psiquiátrica e médica, qualidade de vida e relação custo/eficácia.

Já outro estudo tinha revelado resultados semelhantes

MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos
MBCT promete ser tão eficaz como os antidepressivos
O estudo analisou 424 adultos de áreas urbanas e rurais no Reino Unido. Todos tinham um diagnóstico de transtorno depressivo major recorrente (actualmente em remissão), tiveram três ou mais episódios depressivos major anteriores, e estavam a tomar antidepressivos de manutenção para evitar novas recaídas. para receber uma intervenção de oito semanas ou continuar em antidepressivos de manutenção (212 em cada grupo). a recorrência da depressão foi avaliada durante o período de dois anos após o início da intervenção.
https://lh3.googleusercontent.com/-PeSPSiUXU0M/Va7rUckqs1I/AAAAAAAABdc/2_i9GK9vq1Q/s1600/mbct-eficaz-depressao.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-PeSPSiUXU0M/Va7rUckqs1I/AAAAAAAABdc/2_i9GK9vq1Q/s72-c/mbct-eficaz-depressao.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/04/mbct-promete-ser-tao-eficaz-como-os.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/04/mbct-promete-ser-tao-eficaz-como-os.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}