Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

América Mindful: A Transformação mútua da Meditação Budista e da Cultura Americana



POR EDITOR SPM-BE |





América Mindful: A Transformação mútua da Meditação Budista e da Cultura Americana



meditação mindfulness
América Mindful fornece uma visão crítica sobre as origens das práticas de meditação mindfulness na história budista asiática, e mostra como a meditação mindfulness veio a ser popular (especialmente entre os leigos) no budismo americano.

Em que medida o movimento mindfulness tem moldado as noções correntes de meditação, espiritualidade, e o budismo no Ocidente? Como a religião asiática foi adaptado para a América mainstream? Eu terminei de ler este livro intrigante que explora o fenómeno do movimento da atenção plena na América. O autor, Wilson, é um professor budista e de estudos religiosos. América Mindful é o primeiro exame abrangente e crítico da prática da atenção plena na América.

Wilson trata a história do budismo como uma história de apropriação e de mudança em resposta às necessidades seculares e localiza e descreve mindfulness, na América, num tempo, que seria no final do século XX e início do século XXI. Argumenta também que ao longo das últimas três décadas mindfulness passou de uma técnica religiosa asiática pouco conhecida para uma panaceia amplamente elogiada e para uma indústria de fazer dinheiro. Hoje, a abordagem Mindfulness é apresentada como uma técnica de ponta pode ajudar quase em tudo, desde o sucesso financeiro a orgasmos fora de série.

Este livro de 260 páginas é bem documentado e de fácil leitura para os leigos no assunto. A abordagem do autor tende a ser previsível cínica e estereotipada. Por vezes, as suas críticas aos defensores do movimento são repetitivas de capítulo para capítulo. No entanto, ele tece centenas de fatos interessantes, citações e fontes do próprio movimento mindfulness e aborda seis questões,
que refletem várias dimensões desta revolução silenciosa:

Chapter 1 Mediating Mindfulness: How Does Mindfulness Reach America?
Chapter 2 Mystifying Mindfulness: How is Mindfulness Made Available for Appropriation?
Chapter 3 Medicalizing Mindfulness: How is Mindfulness Modified to Fit a Scientific and Therapeutic Culture?
Chapter 4 Mainstreaming Mindfulness: How is Mindfulness Adapted to Middle Class Needs?
Chapter 5 Marketing Mindfulness: How is Mindfulness Turned into a Commercial Product?
Chapter 6 Moralizing Mindfulness: How is Mindfulness Related to Values and Worldviews?


Um tema bastante relevante abordado neste livro relaciona-se com o crescimento de Mindfulness em ambiente médico. À medida que mindfulness penetra no reino clínico, somos obrigados a considerar como o paradigma da medicina ocidental afeta a antiga prática meditativa e vice-versa. Inerente a este assunto é discutida também a própria noção do secular. Dado o ambiente secular dos contextos de saúde, está tudo irrevogavelmente alterado pela transformação de mindfulness a partir de uma prática largamente Budista a uma secular, medicalizada? Será que ela perde a sua capacidade transformadora? Qual é o papel das preocupações soteriológicos e cosmológicas anteriormente cruciais para a prática de mindfulness? O que o Budismo e a Medicina ganham ou perdem em virtude da evolução desta interação? O livro de Wilson fornece os dados necessários para uma discussão inteligente e informada nestas matérias.



Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
América Mindful: A Transformação mútua da Meditação Budista e da Cultura Americana Reviewed by Vítor Bertocchini on 02:10 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.