Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?



POR EDITOR SPM-BE |





Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também....

Por Elisha Goldstein, Ph.D.

Num artigo anterior a jornalista Andrea Chalupa fez uma proposta Mindful a todos para elaborar um plano onde estaríamos 24 horas em solidão. Ela faz referência ao seu pai, Leo Chalupa, referindo que “Um dia nacional de solidão absoluta irá criar um impacto mais positivo nos cérebros dos Americanos do que qualquer outro programa de um dia.” Isto pode parecer assustador para alguns e intrigante para outros, mas não tenha medo, isso não vai acontecer.

Mas o que pode acontecer?

Thomas Merton disse, “A solidão não é algo que possa algo deva esperar no futuro. Pelo contrário, é um aprofundamento do presente, e a menos que olhe para ela no presente nunca vai encontrá-la.”

Estamos numa época em que aparentemente não há solidão e se sentirmos rapidamente temos ao nosso alcance uma série de gadgets para ter certeza que ela desaparece rapidamente. O ritmo em que vivemos as nossas vidas e a quantidade de coisas que tentamos prestar atenção ao mesmo tempo são as principais receitas para o stress, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência.

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também.

Para além disso, quanto mais equilibrado você se está, melhor estará com os outros, então talvez seja de considerar que é algo que pode tornar o mundo um pouco melhor. Que tal levar esta proposta para o seu coração, mas de forma gradual?
Que tal começar com cinco minutos de solidão por dia? Talvez em algum momento possamos até mesmo escalá-la para duas sessões de cinco minutos por dia?

E porquê considerar essa possibilidade?

Em 2006 realizei um estudo nacional em que concluí que ter esse período (de solidão) apenas uma vez por dia tinha efeitos significativos sobre o bem-estar e o stress. Escrevi os passos para cultivar esses momentos num post anterior.

Realisticamente, 24 horas de solidão soa esmagador para a maior parte de nós... e quando algo soa esmagador não o fazemos. Por exemplo, se nós os dois nos sentássemos na base do Monte Everest e eu dissesse: "Ok, vamos subi-lo," a maioria das pessoas nem iria mesmo começar.

No entanto, se estabelecêssemos 5 minutos de caminhada e soubesse que esses 5 minutos de caminhada seriam bons para o seu stress e bem-estar, poderia ter um pouco mais de motivação para fazê-lo.

Existem muitos guias curtos de práticas curtos e gratuitos na Web.
Fica o meu desafio ou proposta mindful: pode suportar 5 minutos por dia de solidão ou talvez um curta prática guiada?

Apenas alguns minutos… Experimente e diga-nos o que notou.

Como sempre, por favor, partilhe em baixo os seus pensamentos, experiências e perguntas abaixo. A sua interação fornece uma sabedoria de vida em benefício de todos nós.



MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, Teacher Training
Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão? Reviewed by Mindfulness Institute on 23:15 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.