Novo Website / New Website



Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também....

Por Elisha Goldstein, Ph.D.

Num artigo anterior a jornalista Andrea Chalupa fez uma proposta Mindful a todos para elaborar um plano onde estaríamos 24 horas em solidão. Ela faz referência ao seu pai, Leo Chalupa, referindo que “Um dia nacional de solidão absoluta irá criar um impacto mais positivo nos cérebros dos Americanos do que qualquer outro programa de um dia.” Isto pode parecer assustador para alguns e intrigante para outros, mas não tenha medo, isso não vai acontecer.

Mas o que pode acontecer?

Thomas Merton disse, “A solidão não é algo que possa algo deva esperar no futuro. Pelo contrário, é um aprofundamento do presente, e a menos que olhe para ela no presente nunca vai encontrá-la.”

Estamos numa época em que aparentemente não há solidão e se sentirmos rapidamente temos ao nosso alcance uma série de gadgets para ter certeza que ela desaparece rapidamente. O ritmo em que vivemos as nossas vidas e a quantidade de coisas que tentamos prestar atenção ao mesmo tempo são as principais receitas para o stress, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência.

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também.

Para além disso, quanto mais equilibrado você se está, melhor estará com os outros, então talvez seja de considerar que é algo que pode tornar o mundo um pouco melhor. Que tal levar esta proposta para o seu coração, mas de forma gradual?
Que tal começar com cinco minutos de solidão por dia? Talvez em algum momento possamos até mesmo escalá-la para duas sessões de cinco minutos por dia?

E porquê considerar essa possibilidade?

Em 2006 realizei um estudo nacional em que concluí que ter esse período (de solidão) apenas uma vez por dia tinha efeitos significativos sobre o bem-estar e o stress. Escrevi os passos para cultivar esses momentos num post anterior.

Realisticamente, 24 horas de solidão soa esmagador para a maior parte de nós... e quando algo soa esmagador não o fazemos. Por exemplo, se nós os dois nos sentássemos na base do Monte Everest e eu dissesse: "Ok, vamos subi-lo," a maioria das pessoas nem iria mesmo começar.

No entanto, se estabelecêssemos 5 minutos de caminhada e soubesse que esses 5 minutos de caminhada seriam bons para o seu stress e bem-estar, poderia ter um pouco mais de motivação para fazê-lo.

Existem muitos guias curtos de práticas curtos e gratuitos na Web.
Fica o meu desafio ou proposta mindful: pode suportar 5 minutos por dia de solidão ou talvez um curta prática guiada?

Apenas alguns minutos… Experimente e diga-nos o que notou.

Como sempre, por favor, partilhe em baixo os seus pensamentos, experiências e perguntas abaixo. A sua interação fornece uma sabedoria de vida em benefício de todos nós.



MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, Teacher Training

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?
Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?
Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também....
https://lh3.googleusercontent.com/-A6bOBj77q_w/Vc0dNBlohZI/AAAAAAAANaE/KMZmt11j56I/s1600/elisha-goldstein-capa.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-A6bOBj77q_w/Vc0dNBlohZI/AAAAAAAANaE/KMZmt11j56I/s72-c/elisha-goldstein-capa.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2015/08/uma-proposta-mindful-consegue-suportar.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2015/08/uma-proposta-mindful-consegue-suportar.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}