Por Elisha Goldstein, Ph.D.
Mas o que pode acontecer?
Thomas Merton disse, “A solidão não é algo que possa algo deva esperar no futuro. Pelo contrário, é um aprofundamento do presente, e a menos que olhe para ela no presente nunca vai encontrá-la.”
Estamos numa época em que aparentemente não há solidão e se sentirmos rapidamente temos ao nosso alcance uma série de gadgets para ter certeza que ela desaparece rapidamente. O ritmo em que vivemos as nossas vidas e a quantidade de coisas que tentamos prestar atenção ao mesmo tempo são as principais receitas para o stress, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência.
Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também.
Para além disso, quanto mais equilibrado você se está, melhor estará com os outros, então talvez seja de considerar que é algo que pode tornar o mundo um pouco melhor. Que tal levar esta proposta para o seu coração, mas de forma gradual?
Que tal começar com cinco minutos de solidão por dia? Talvez em algum momento possamos até mesmo escalá-la para duas sessões de cinco minutos por dia?
E porquê considerar essa possibilidade?
Em 2006 realizei um estudo nacional em que concluí que ter esse período (de solidão) apenas uma vez por dia tinha efeitos significativos sobre o bem-estar e o stress. Escrevi os passos para cultivar esses momentos num post anterior.
Realisticamente, 24 horas de solidão soa esmagador para a maior parte de nós... e quando algo soa esmagador não o fazemos. Por exemplo, se nós os dois nos sentássemos na base do Monte Everest e eu dissesse: "Ok, vamos subi-lo," a maioria das pessoas nem iria mesmo começar.
No entanto, se estabelecêssemos 5 minutos de caminhada e soubesse que esses 5 minutos de caminhada seriam bons para o seu stress e bem-estar, poderia ter um pouco mais de motivação para fazê-lo.
Existem muitos guias curtos de práticas curtos e gratuitos na Web.
Fica o meu desafio ou proposta mindful: pode suportar 5 minutos por dia de solidão ou talvez um curta prática guiada?
Apenas alguns minutos… Experimente e diga-nos o que notou.
Como sempre, por favor, partilhe em baixo os seus pensamentos, experiências e perguntas abaixo. A sua interação fornece uma sabedoria de vida em benefício de todos nós.
http://blogs.psychcentral.com/mindfulness/2015/08/a-mindful-proposal-can-you-handle-5-minutes-of-solitude-2/