Usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente!



Paulo Borges  estará em matosinhos já no próximo dia 13 de Janeiro para orientar um workshop teórico-prático sob o título Usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente!

As emoções conflituosas manifestam-se constantemente na nossa vida individual e social, sendo uma fonte de muitos conflitos internos e externos, resultantes em sofrimento, ressentimento e culpabilização. Todavia, alguns métodos budistas tradicionais, muito simples, permitem-nos usar a enorme energia dessas emoções para pacificar e libertar a mente, expandindo a consciência. Trata-se de aprender e treinar um saudável caminho do meio, equidistante da repressão das emoções e do deixar que elas nos dominem, levando-nos a pensamentos, palavras e actos que não desejamos e que são prejudiciais para nós e para os outros. Com estes métodos, podemos usar a energia do desejo, do orgulho, do ciúme, da avidez e da cólera para pacificar a mente e torná-la mais livre e criativa, sem lutarmos contra nós próprios nem nos sentirmos culpabilizados e divididos.

Ler mais


Haverá 2 pausas para chá. O almoço, à semelhança dos eventos anteriores, poderá ser no restaurante vegetariano Daterra, a poucos minutos do espaço.
Os participantes terão acesso ao registo vídeo do workshop.








P.f. preencher a ficha de inscrição



O curso será orientado por Paulo Borges. Tenta praticar desde 1983 e tem orientado vários seminários e cursos de introdução teórico-prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor-intérprete de mestres budistas e tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (Lisboa, Lua de Papel, 2009). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de O Budismo e a Natureza da Mente (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (Lisboa, Âncora Editora, 2010).

Apoio:


Inscrições:

O curso decorre com o mínimo de 12 participantes.

Contribuição: 30€

Inscrições após dia 09 de Janeiro acrescem 5€
Enviar comprovativo da transferência com o nome do(a) inscrito(a) para: pranacym(at)gmail.com

Transf. p/ NIB: receberá informações após a inscrição online
Local: R. Afonso Cordeiro, 323 Matosinhos
Mapa: http://g.co/maps/tj5mj
Mail: pranacym(at)gmail.com / Tlm: 917002079 

União Budista: http://www.uniaobudista.pt/homepage.php
Facebook: https://www.facebook.com/events/504638479566877/



Local do Workshop





===========================================================











A comunidade científica tem vindo, nas últimas décadas, a confirmar empiricamente que as emoções, especialmente as negativas, são capazes de dominar a nossa mente. No entanto, a boa notícia é que ao tomarmos consciência deste facto, podemos treinar a nossa mente de forma a aumentar a inteligência emocional e espiritual. Esta descoberta marca um grande passo evolutivo, já que permite a todos nós transformar as emoções negativas, em positivas. No fundo, transformar a infelicidade em felicidade, não apenas numa perspectiva individual, mas também global.





Still Quiet Place Practicum


A Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents Taught by Amy Saltzman, M.D.

21-23 September


Próximos Encontros



EVENTOS$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$sn=show$date=hide$cat=hide


MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,1,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,6,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,14,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,87,musica,5,online,1,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,12,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,2,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente!
Usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente!
Usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente! As emoções conflituosas manifestam-se constantemente na nossa vida individual e social, sendo uma fonte de muitos conflitos internos e externos, resultantes em sofrimento, ressentimento e culpabilização. Todavia, alguns métodos budistas tradicionais, muito simples, permitem-nos usar a enorme energia dessas emoções para pacificar e libertar a mente, expandindo a consciência. Trata-se de aprender e treinar um saudável caminho do meio, equidistante da repressão das emoções e do deixar que elas nos dominem, levando-nos a pensamentos, palavras e actos que não desejamos e que são prejudiciais para nós e para os outros. Com estes métodos, podemos usar a energia do desejo, do orgulho, do ciúme, da avidez e da cólera para pacificar a mente e torná-la mais livre e criativa, sem lutarmos contra nós próprios nem nos sentirmos culpabilizados e divididos.
http://1.bp.blogspot.com/-INcpfeGfqUk/UNXlF2EibFI/AAAAAAAAAcU/rLCeOrEZc-8/s640/emocoes-13-janeiro-13-2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-INcpfeGfqUk/UNXlF2EibFI/AAAAAAAAAcU/rLCeOrEZc-8/s72-c/emocoes-13-janeiro-13-2.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2012/12/paulo-borges-emocoes.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2012/12/paulo-borges-emocoes.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy