Mecanismos neurobiológicos de Mindfulness

Neurobiologia


Mindfulness (‘Consciência/Atenção Plena’) ajuda as pessoas a libertarem-se das emoções e dos pensamentos negativos, promovendo sentimentos mais positivos, como a compaixão e o amor. Mas como é que este tipo de meditação realmente funciona? Os investigadores do departamento de Psiquiatria do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, EUA, criaram um modelo que lança uma nova visão da ciência e que poderá estar subjacente ao estado de Mindfulness.

Em vez de descrever Mindfulness como uma única dimensão da cognição, os investigadores mostram que Mindfulness envolve uma grande estrutura de complexos mecanismos no cérebro que permitem às pessoa seguir no caminho do desenvolvimento da auto-consciência, da auto-regulação e de auto-transcendência (self-awareness, self-regulation, and self-transcendence ; S-ART).

De acordo com os investigadores, para se alcançar a auto-consciência durante a meditação é preciso fazer o seguinte: reduzir os viéses e pensamentos negativos, regular o nosso comportamento e aumentar as relações positivas, pró-sociais consigo mesmo e com os outros.

O estudo enfatiza seis processos neuropsicológicos activos no cérebro durante a prática de mindfulness e que suporta o modelo S-ART. Estes incluem: 1) Intenção e Motivação, 2) Regulação da atenção, 3) Regulação Emocional, 4) Extinção e Reconsolidação, 5) Comportamento Pró-social e 6) Desapego e Descentrar do Self .

Assim, uma pessoa deve começar com a intenção de alcançar o estado de Mindfulness e depois segui-la com a consciência dos seus 'maus hábitos'. Uma vez feito isso, o praticante podem começar o treino para se  tornar emocionalmente menos reactivos e a recuperar mais rapidamente do impacto das emoções negativas.

"Através da prática continuada, a pessoa pode desenvolver uma distância psicológica de todos os pensamentos negativos e pode inibir impulsos naturais que constantemente alimentam os maus hábitos", disse David Vago, autor principal do estudo . Vago acrescenta que a prática continuada também pode aumentar a empatia e remover os nossos apegos a coisas que gostamos e as aversões para as coisas que não gostamos.

"O resultado da prática será uma ‘nova pessoa’ com uma nova competência multidimensional capaz de reduzir viéses na sua experiência interna e externa, mantendo uma mente mais sã ", disse Vago.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

COMENTÁRIOS




Still Quiet Place Practicum


A Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents Taught by Amy Saltzman, M.D.

21-23 September


Próximos Encontros



EVENTOS$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$sn=show$date=hide$cat=hide


MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,1,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,6,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,14,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,87,musica,5,online,1,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,12,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,2,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Mecanismos neurobiológicos de Mindfulness
Mecanismos neurobiológicos de Mindfulness
Mecanismos neurobiológicos de Mindfulness. O estudo enfatiza seis processos neuropsicológicos activos no cérebro durante a prática de mindfulness e que suporta o modelo S-ART. Estes incluem: 1) Intenção e Motivação, 2) Regulação da atenção, 3) Regulação Emocional, 4) Extinção e Reconsolidação, 5) Comportamento Pró-social e 6) Desapego e Descentrar do Self .
http://1.bp.blogspot.com/-3QntFt72rIA/UZpGGoVLo5I/AAAAAAAABJk/0I_Yj1liZxk/s320/mindfulness.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-3QntFt72rIA/UZpGGoVLo5I/AAAAAAAABJk/0I_Yj1liZxk/s72-c/mindfulness.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/05/mecanismos-neurobiologicos-de.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/05/mecanismos-neurobiologicos-de.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy