Meditação e o estar errado

Percepção

Esta frase resume a ideia de que a verdade, a verdade que se percepciona, é subjectiva e pode estar errada. Há quem diga que a verdade nos libertará e que a busca da verdade é um objectivo digno. E se não existir verdade absoluta? E se existir apenas graus de verdade (ou mentiras) que dizemos a nós mesmos? Os eventos neutros são alvo de uma interpretação subjectiva, através das lentes da nossa percepção. A "verdade" é meramente um produto das percepções, que são coloridas pela experiência, influenciadas pelo actual estado de “espírito”.

Tornarmo-nos conscientes de que nós somos os criadores da história, formando o significado dos acontecimentos que constroem o sentido da vida, pode, assim, reformatar o pensamento. A capacidade de nos afastarmos dos pensamentos, para realmente pensar sobre o processo de pensamento é fundamental na terapia cognitiva. A prática regular de meditação talvez seja a melhor forma de terapia cognitiva que existe. Mesmo a curto prazo são evidentes modificações positivas, como sejam o abrandamento dos pensamentos compulsivos/obsessivos, tidos como normais, o desenvolvimento de um Eu não participante que observa os eventos sem julgamento, mas plenamente presente.

Muitos de nós faria qualquer coisa para evitar estar errado. Mas, e se estivermos errados sobre isso? A "Errologista" Kathryn Schulz apresenta um convincente argumento para não apenas admitirmos mas também abraçarmos a nossa falibilidade. Numa excelente discussão sobre o estar errado, Kathryn Schulz afirma: "O milagre da nossa mente não é que ser possível ver o mundo como ele é. Mas que possamos ver o mundo como ele não é. O ponto de sua palestra é que muitas vezes não estamos apenas errados, mas completamente inconscientes dos nossos erros. Ela agarra a ideia de que a realidade é filtrada através das percepções e preconceitos, sendo distorcida, mas acreditando-se ser verdadeira.

Resumindo, será importante estarmos conscientes de que a nossa visão da realidade é enormemente subjectiva e que por isso mesmo erramos constantemente. Poderemos perspectivar, então, os nossos erros e os erros alheios num enquadramento de compreensão, aceitação e de negociação compassiva. A prática meditativa ajuda-nos neste processo, ao diminuir os obstáculos perceptivos e ao tornar a nossa visão do mundo mais clara e mais pacífica.



COMENTÁRIOS








MBSR Distance Learning


A Mindfulness Program to reduce Stress in 8 Weeks Led by A. Karunavira

15 Oct - 12 Dez


Próximos Encontros

MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,certificacao,1,Chi-kung,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,8,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,16,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,90,musica,5,online,2,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,questionário,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,13,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,scale,2,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,4,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Meditação e o estar errado
Meditação e o estar errado
Meditação e o estar errado. Resumindo, será importante estarmos conscientes de que a nossa visão da realidade é enormemente subjectiva e que por isso mesmo erramos constantemente. Poderemos perspectivar, então, os nossos erros e os erros alheios num enquadramento de compreensão, aceitação e de negociação compassiva. A prática meditativa ajuda-nos neste processo ao diminuir os obstáculos perceptivos e ao tornar a nossa visão do mundo mais clara e mais pacífica.
http://3.bp.blogspot.com/-I2yhcoLh8os/UZGOrzlkbCI/AAAAAAAABI8/HkGMCMtjH2w/s320/meditacao-estar-errado.png
http://3.bp.blogspot.com/-I2yhcoLh8os/UZGOrzlkbCI/AAAAAAAABI8/HkGMCMtjH2w/s72-c/meditacao-estar-errado.png
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/05/meditacao-e-o-estar-errado.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/05/meditacao-e-o-estar-errado.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy