Espiritual mas não religioso(a)? Uma mistura perigosa!

Convencionalmente pensa-se que as pessoas religiosas e aqueles que não são nem religiosas, nem espirituais não diferem no seu estado de saúde mental, sugerindo que ser religioso oferece poucas vantagens em termos de saúde mental. As razões para isso não são ainda claras. Estudos em Psicologia da Espiritualidade oferecem algumas pistas sobre as razões das pessoas mais espirituais, mas não religiosas serem mais propensas a pior saúde mental, embora mais investigações sejam necessárias para explicar completamente esta associação.

Os autores concluíram que as pessoas que são espirituais, mas não religiosas na sua visão da vida são mais vulneráveis a transtornos mentais do que outras pessoas. A natureza da relação causal entre espiritualidade e transtorno mental é actualmente desconhecida. Um estudo britânico anterior teve resultados semelhantes e os autores notaram que é possível que não ter uma estrutura religiosa para as nossas crenças podem levar a doença mental em pessoas que têm a necessidade de uma compreensão espiritual da vida (King, Weich, Nazroo, e Blizard, 2006). Alternativamente, tendo um transtorno mental pode levar uma pessoa a se envolver numa busca espiritual, na esperança de cura mental ou de compreensão mais profunda dos problemas de cada um. 
As pessoas que são espirituais mas não religiosas são mais propensas a sofrer problemas de saúde mental, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Psychiatry. Michael King da University College London e seus colaboradores examinaram 7.400 entrevistas com participantes na Grã-Bretanha, dos quais 35% tinham uma visão religiosa da vida, 19%, uma espiritual e 46% nem uma perspectiva religiosa e nem espiritual. A análise levou a uma conclusão clara. As pessoas mais espirituais, na ausência de uma base religiosa são vulneráveis ao transtorno mental (dependência de drogas, atitudes alimentares anormais, ansiedade, fobias e neuroses)." Este estudo suporta também as evidências de outros estudos.

Os participantes foram agrupados em clusters cuja compreensão da vida era predominantemente religiosa, espiritual ou
nenhuma das duas. Estes termos foram definidos da seguinte forma:
"Por religião, entendemos a prática da fé, por exemplo, ir a um templo, mesquita, igreja ou sinagoga. Algumas pessoas não seguem uma religião, mas têm crenças ou experiências espirituais. Algumas pessoas fazem sentido das suas vidas sem qualquer crença religiosa ou espiritual."
Os participantes foram também entrevistados, em profundidade, sobre a sua saúde mental, uso de álcool e de drogas, apoio social, uso de medicação psicotrópica, jogos de azar, e foram questionados sobre a sua felicidade em geral.

Os autores concluíram que as pessoas que são espirituais, mas não religiosas na sua visão da vida são mais vulneráveis a transtornos mentais do que outras pessoas. A natureza da relação causal entre espiritualidade e transtorno mental é actualmente desconhecida. Um estudo britânico anterior teve resultados semelhantes e os autores notaram que é possível que não ter uma estrutura religiosa para as nossas crenças podem levar a doença mental em pessoas que têm a necessidade de uma compreensão espiritual da vida (King, Weich, Nazroo, e Blizard , 2006). Alternativamente, tendo um transtorno mental pode levar uma pessoa a se envolver numa busca espiritual, na esperança de cura mental ou de compreensão mais profunda dos problemas de cada um.



Referências

King, M., Weich, S., Nazroo, J., & Blizard, B. (2006). Religion, mental health and ethnicity. Empiric – A national survey of England. Journal of Mental Health, 15, 153-162.

Koenig, H. G. (2008). Concerns About Measuring "Spirituality" in Research. The Journal of Nervous and Mental Disease, 196, 349-355.


Por Vitor Bertocchini

COMENTÁRIOS




Still Quiet Place Practicum


A Mindfulness Program for Teaching Children and Adolescents Taught by Amy Saltzman, M.D.

21-23 September


Próximos Encontros



EVENTOS$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$sn=show$date=hide$cat=hide


MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,1,app,1,auto-compaixão,6,budismo,19,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,compaixão,1,compassion,3,comunicao,1,crise,1,curso,2,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,2,evento,6,evento-budismo,4,evento-meditacao,38,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,6,felicidade,8,filosofia,1,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,lama padma samten,2,livro,17,Matthieu Ricard,1,mbct,4,mbrs,1,mbsr,14,meditacao,71,Meditação,14,memoria,1,mente,1,mindful-eating,2,mindfulness,87,musica,5,online,1,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,4,pratica,88,proximo-evento,2,quotes,1,respiracao,1,retiro,12,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,44,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,stress,2,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,5,Yoga,15,Zen,1,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Espiritual mas não religioso(a)? Uma mistura perigosa!
Espiritual mas não religioso(a)? Uma mistura perigosa!
Espiritual mas não religioso(a)? Uma mistura perigosa. Os autores concluíram que as pessoas que são espirituais, mas não religiosas na sua visão da vida são mais vulneráveis a transtornos mentais do que outras pessoas. Meditação, mindfulness, yoga, budismo, porto, matosinhos, escola, cursos, retiros
http://3.bp.blogspot.com/-oICTZY2Hh2s/UltFtUiOQ7I/AAAAAAAABjM/CosvHQLQO20/s320/espiritualidade-porto-bem-estar.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-oICTZY2Hh2s/UltFtUiOQ7I/AAAAAAAABjM/CosvHQLQO20/s72-c/espiritualidade-porto-bem-estar.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/10/espiritual-mas-nao-religiosoa-uma.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/10/espiritual-mas-nao-religiosoa-uma.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy