O interesse em aplicar mindfulness como uma terapia desenvolveu-se na prática Ocidental no final de 1970; no início, a técnica de redução de stress baseada em mindfulness (MBSR) foi aplicada no tratamento de dor crónica.
Jon Kabat- Zinn, o fundador do MBSR, define mindfulness como "a consciência que emerge ao prestar atenção de propósito, no momento presente, e de forma não julgadora à experiência que se desenrola momento a momento" (Kabat- Zinn, 2003, pp.145 -146).
A combinação dos elementos de MBSR com abordagens da psicologia cognitiva e terapia cognitivo-comportamental, levou ao desenvolvimento da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT), e centrou-se principalmente no tratamento da depressão maior.
Ao longo das últimas décadas, as Terapias baseadas em Mindfulness têm sido aplicadas no tratamento de uma variedade de distúrbios físicos e psicológicos. Revisões detalhadas recentes do uso de MBSR , MBCT e outras abordagens baseadas em Mindfulness no tratamento da depressão, ansiedade, psicoses, dependência, sintomas de dor físicos e como forma de promover a auto-consciência e crescimento pessoal, podem ser encontradas na literatura científica.
Bibliografia:
Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-Based Interventions in Context: Past, Present, and Future. Clinical Psychology: Science and Practice, 10, 144–156.