Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Porquê a Mindfulness funciona?



POR EDITOR SPM-BE |





Porquê a Mindfulness funciona?

Uma nova meta-análise científica da literatura existente sobre mindfulness sugere algumas pistas de funcionamento desta forma popular de terapia e porquê é benéfica.

As pessoas que aprenderam a usar técnicas de mindfulness (ou atenção plena) estão convictas de que os seus benefícios são reais. E os psicólogos têm vindo a confirmar que, realmente, tem efeitos benéficos. Vários estudos no campo das neurociências têm procurado explicar os seus mecanismos de funcionamento.

"Um ponto-chave em mindfulness é a capacidade para prestar atenção plena ao momento presente, recrutando gentilmente os cinco sentidos. Os sentimentos e os pensamentos são experienciados com eles são e não são avaliados de forma racional. Em vez disso, eles são apenas observados, o que pode levar a novos insights pessoais" 
Uma equipa de investigadores dinamarquesa afirma ter encontrado provas científicas de um possível mecanismo causal através da análise de dados, incluindo scans cerebrais e medidas de actividade cerebral.

Os investigadores afirmam que:
O nosso estudo mostra que a mindfulness tem um efeito sobre o cérebro das pessoas que experimentaram o método e esse efeito parece ser fundamentalmente diferente do que conhecemos da psicoterapia e de outras formas de tratamento livre de drogas.”

Mindfulness pode ser uma ferramenta para alcançar as pessoas que não podem ser ajudadas com outros métodos conhecidos, diz o diretor do projeto, Janus Christian Jakobsen, MD, que investiga em medicina baseada na evidência na Unidade de Teste de Copenhaga (CTU), Centre for Clinical Intervention Research na hospital universitário de Copenhaga.



Mindfulness funciona também como os antidepressivos

É sabido desde há muito tempo que a terapia da conversa com um psicólogo pode ajudar-nos a reestruturar os nossos padrões de pensamento. Se conseguirmos transformar padrões de pensamento e de emoções disfuncionais para padrões construtivos e de maior aceitação, temos fortes possibilidades de tornamo-nos mais felizes e mais otimistas.

Se olharmos para a pessoa que recebe psicoterapia enquanto deitado num scanner cerebral, veremos como a terapia aumenta a atividade nas regiões pré-frontal e cortical do cérebro, áreas responsáveis por regular os nossos pensamentos.

Quando começamos a ganhar controlo dos nossos padrões de pensamento, a atividade cerebral nas áreas responsáveis pelas emoções - o sistema límbico, a amígdala e o corpo estriado - começam a acalmar-se.
Isso significa que as pessoas com problemas de saúde mental: como stresse ou depressão podem usar a terapia da conversa para recuperar indiretamente o controle das suas emoções através dos seus pensamentos. Isto é conhecido como um mecanismo de 'top-down' (topo-base).

De acordo com o novo estudo, mindfulness difere da psicoterapia, agindo directamente sobre as regiões do cérebro que regulam as emoções. Este método inibe a atividade nessas áreas, o que nos permite pensar mais claramente. Este ajustamento é conhecido como 'bottom-up' (base topo).
"As pessoas que têm praticado mindfulness durante um longo período parecem experimentar um efeito directo e estabilizante sobre sua vida emocional. Haverá ainda muitas emoções, mas eles parecem ser mais facilmente geríveis ", diz Jakobsen.


Observe as suas emoções

"Mindfulness tornou-se muito popular entre os dinamarqueses, com um grande número a inscrever-se para cursos de um dia", diz o médico. Esses cursos, normalmente, dão uma noção do que é. Mas se realmente quer beneficiar do método, precisa de treino Mindfulness prolongado com um instrutor experiente." 

- Janus Christian Jakobsen


Este método pode ser útil baseia-se na ideia de que a simples observação do nosso estado emocional levará a que o sentimento perturbador vai começar a perder força.
Mas esse nível de abstracção não é fácil, por isso é tão importante a prática. Se praticar por tempo suficiente, é possível ganhar mais controlo na vida emocional.

Também podem se beneficiar Iniciantes

Um mero curso de fim de semana, no entanto, não é desperdício de tempo. São ensinados algumas das técnicas básicas para controlar a respiração, que podem afetar indiretamente as emoções.

"As nossas descobertas indicam que os iniciantes experimentam um efeito nas regiões emocionais do cérebro semelhante ao efeito obtido na psicoterapia. O efeito vem como resultado de um melhor controlo sobre os nossos pensamentos", diz Jakobsen.

Artigo científico


Por Vitor Bertocchini
Porquê a Mindfulness funciona? Reviewed by Prana | TM on 12:58 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.