Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A Meditação Mindfulness pode aliviar a ansiedade e o stress mental



POR EDITOR SPM-BE |





A Meditação Mindfulness pode aliviar a ansiedade e o stress mental

C
ada vez mais pessoas praticam meditação, na esperança de obter determinados benefícios, como por exemplo gerir o stresse e evitar problemas de saúde relacionados com o stresse.

A Meditação Mindfulness, em particular, têm-se tornado cada vez mais popular, especialmente na última década. A prática envolve, por exemplo, sentar-se confortavelmente, com foco na sua respiração, e, em seguida, trazer a atenção da sua mente para o presente, sem navegar em preocupações sobre o passado ou futuro.

No entanto, como acontece com uma série de outras terapias alternativas, grande parte da evidência científica para apoiar a eficácia da meditação na promoção da saúde física e/ou mental é um emaranhado difícil de entender. Porquê? 

Em primeiro lugar, muitos estudos não incluem condições de controlo para comparar com o grupo da prática meditativa. Em segundo, as pessoas com maior probabilidade de serem voluntários para um estudo de meditação estão muitas vezes já rendidas aos benefícios da meditação e por isso são mais propensas a relatar efeitos positivos.

Mas quando os investigadores da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, MD inspeccionaram cerca de 19.000 estudos de meditação, eles encontraram 47 estudos que abordavam essas questões e tinham os critérios de estudos bem desenhados.

Os seus resultados, publicados este mês no JAMA Internal Medicine sugerem que a Meditação Mindfulness pode ajudar a aliviar as tensões psicológicas como a ansiedade, a depressão e a dor.

Elizabeth Hoge, Psiquiatra do Centro de Ansiedade e Transtornos de Stress Traumático no Hospital Geral de Massachusetts e professora assistente de psiquiatria da Harvard Medical School, afirma que a Meditação Mindfulness faz todo o sentido no tratamento da ansiedade. "As pessoas com ansiedade têm um problema em lidar com pensamentos perturbadores e que possuem imenso poder", explica. "As pessoas não conseguem distinguir entre um pensamento de resolução de problemas de uma preocupação persistente, que não tem nenhum benefício. Se tiver preocupações improdutivas, afirma Hoge, pode treinar-se para experimentar esses pensamentos de forma completamente diferente. 

Um de seus trabalhos recentes descobriu que um programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness ajudou a diminuir os sintomas de ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada, uma condição caracterizada por preocupações de difícil controlo, falta de sono e irritabilidade. As pessoas no grupo de controlo também melhoraram, mas não tanto quanto as do grupo de meditação – onde foram ensinadas técnicas de gestão de stresse gerais.

Se desejar ter uma noção da Meditação Mindfulness, pode ler um dos vários artigos sobre o tema: http://www.spm-be.pt/2013/05/mindfulness-para-principiantes-parte-1.html 

Algumas pessoas consideram que a aprendizagem e prática das técnicas de Mindfulness com um grupo é especialmente útil, afirma Hoge. O Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat- Zinn, da Universidade de Massachusetts Medical School está amplamente disponível em cidades em todo os Estados Unidos e por muitas cidades Europeias, incluindo no Porto.

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Yoga, ioga, saúde
A Meditação Mindfulness pode aliviar a ansiedade e o stress mental Reviewed by Vítor Bertocchini on 15:27 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.