Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

A REVOLUÇÃO DA MINDFULNESS - REVISTA TIME



POR EDITOR SPM-BE |





A REVOLUÇÃO DA MINDFULNESS - REVISTA TIME

emocoes mindfulness
A
revista Time revela a sua última edição. Tem como tema principal a revolução da Mindfulness (atenção plena).

Kate Pickert, autora do artigo, nota que estamos no seio de uma obsessão popular com a mindfulness como sendo o "segredo" para a saúde e felicidade.

Pickert participa num curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) para escrever o artigo e refere como o curso foi desenvolvido em 1979 por Jon Kabat-Zinn.

"Há enormes benefícios que surgem de prática da atenção plena, mas ela funciona precisamente porque não se tenta alcançar quaisquer benefícios", diz Kabat-Zinn. "Em vez disso, procura-se fazer amizade connosco, tal como somos".

"Pickert salienta que chamar à mindfulness a "última moda de auto-ajuda" ignora totalmente como esta prática está a ganhar aceitação entre aqueles que, poderiam considerar a meditação um pouco esquisita: empresários de Silicon Valley, a alta hierarquia do Pentágono, titãs da Fortune 500, entre outros.


Mindfulness e a ciência

Uma das razões da mindfulness se ter tornado tão popular é a crescente investigação em torno dos seus benefícios e como a ciência está a aprender sobre a capacidade dos nossos cérebros se reconectarem. Pickert começa o seu artigo com uma prática básica de mindfulness, envolvendo o prestar atenção a uma uva passa e avança para a prática da meditação sentada e meditação em andamento.

A uva passa na minha mão suada está a ficar mais pegajosa a cada minuto. Ela não parece particularmente atraente, mas quando instruído pelo professor eu utilizo um dos meus dedos para examiná-la. Noto que a pele da uva brilha.

Olhando mais de perto vejo um pequeno recuo, por onde esteve uma vez pendurada na videira. Coloco a passa na minha boca e sinto a sua textura enrugada com a minha língua, uma e outra vez. Passado pouco tempo pressiono-a com os dentes e abro-a.

Em seguida, finalmente, mastigo-a muito lentamente. Estou a comer uma uva passa. Mas, pela primeira vez na minha vida, estou a fazer isso de forma diferente. Estou a fazê-lo conscientemente, com atenção plena.

Toda essa experiência pode parecer tolice, mas estamos no seio de uma obsessão popular com a atenção plena como o segredo para a saúde e felicidade - e um crescente corpo de evidências científicas sugere que tem claros benefícios.

O grupo que eu frequento faz parte de um curso denominado Redução de Stress Basedo em Mindfulness (MBSR), desenvolvido em 1979 por Jon Kabat- Zinn, um cientista do MIT. O exercício das passas lembra-nos o quão difícil se tornou pensarmos em apenas uma coisa de cada vez.

Se a distracção é a condição proeminente da nossa idade, então a atenção plena, aos olhos de seus entusiastas, é a resposta mais lógica.
A REVOLUÇÃO DA MINDFULNESS - REVISTA TIME Reviewed by Mindfulness Institute on 22:04 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.