Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Meditação Mindfulness na Respiração



POR EDITOR SPM-BE |





Meditação Mindfulness na Respiração


S
e estiver interessado/a em fazer uma curta meditação mindfulness sentado/a, de dez minutos, então continue a ler. Esta meditação foca a sua atenção na respiração e permite guiar o seu caminho de volta para a inspiração e expiração quando o seu foco se afasta.

Veja como praticar uma meditação com plena atenção na respiração em dez minutos:

1. Encontre uma postura confortável.
Pode estar sentado numa cadeira, com as pernas cruzadas no chão ou mesmo deitado na posição supina. Mantenha a coluna recta, se poder (se não conseguir, escolha a postura que mais lhe convier). Feche os olhos se desejar.
Esta é uma oportunidade de estar com a natureza da sua experiência de momento a momento. Este é um tempo para si. Não precisa realizar nada. Não precisa de se esforçar muito. Só precisa estar com as coisas como elas são, o melhor que puder, de momento a momento. Relaxe quaisquer tensões físicas óbvias, se conseguir.

2. Torne-se ciente das sensações da sua respiração.
Sinta a sua respiração a entrar e a sair das suas narinas ou a passar pela parte de trás da sua garganta ou sinta o seu peito ou barriga a subir e a descer. Assim que encontrar o local onde sente melhor a sua respiração, confortavelmente, esforce-se para manter o seu foco lá. Em pouco tempo, a sua mente leva-o longe até aos seus pensamentos, ideias, sonhos, fantasias e planos. Isso é perfeitamente normal e absolutamente natural. Assim que perceber que isso aconteceu, gentilmente oriente o seu foco de volta para a sua respiração.
Tente não criticar-se cada vez que a sua mente divaga para longe. Entenda que é parte do processo de meditação. Se está a ficar frustrado ou a criticar-se tente sorrir suavemente quando observa que a sua mente se desviou. Em seguida, oriente o seu foco de volta para sua respiração.

3. Continue a meditação, sem tentar mudar a profundidade ou a velocidade da sua respiração.

4. Depois de dez minutos, abra suavemente os olhos.


SUGESTÃO
Pode ser flexível e reduzir ou aumentar o tempo que de duração da meditação dependendo das suas circunstâncias. Decida quanto tempo vai praticar antes de cada sessão e depois mantenha-se fiel à sua decisão. Pode usar um alarme com um toque suave ou uma contagem regressiva indicando o término. Isso evita ter de verificar quando a meditação chegou ao fim ou quanto tempo falta.

Se esta foi uma das primeiras vezes que praticou meditação, está a iniciar uma jornada. A meditação pode ter provocado uma sensação óptima ou menos positiva. Isso não importa muito. O que importa é a sua vontade de aceitar qualquer coisa que surja e continuar praticando. Iniciar a meditação é semelhante a ir ao ginásio pela primeira vez em meses - a experiência pode ser desagradável no início!

Continue a praticar e tente não julgar a experiência como boa ou má - não há tal coisa. E lembre-se, não há nada a temer na meditação - se se sentir muito desconfortável pode simplesmente abrir os olhos e parar a meditação.

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Meditação Mindfulness na Respiração Reviewed by Prana | TM on 16:14 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.