Novo Website / New Website



Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), caracterizado pela preocupação que é difícil controlar e sintomas como falta de sono, tensão muscular e irritabilidade, é relativamente comum, com uma taxa de prevalência cada vez maior. Em Portugal, esta perturbação psiquiátrica poderá atingir pelo menos 16,5 %, segundo os primeiros resultados do estudo epidemiológico nacional de saúde mental de 2010.
Embora a farmacoterapia e a psicoterapia sejam estratégias de tratamento comuns, 30 a 60% dos pacientes não melhoram ou melhoram pouco após tratamento. Além disso, os indivíduos, especialmente homens, com TAG podem não procurar ajuda psicológica/psiquiátrica devido ao estigma associado.

As intervenções baseadas em mindfulness têm tido um interesse crescente, pois são de baixo custo, apresentam uma boa aceitação e são uma opção de tratamento acessível para uma variedade de sintomas psicológicos e médicos, incluindo a ansiedade. O treino de Mindfulness ensina aos participantes técnicas de meditação que aumentam o conhecimento e a vivência de experiências do momento presente, incluindo os pensamentos, emoções e sensações corporais, com uma atitude gentil e de aceitação.

Por exemplo, uma investigação conduzida por Roemer e colaboradores concluiu-se que os pacientes com TAG têm níveis mais baixos de mindfulness traço (característica mais estável na pessoa) e mais dificuldades na regulação das emoções do que as pessoas "saudáveis" e sugeriram que o treino mindfulness pode ser útil.


A meditação mindfulness tem sido, assim, uma estratégia terapêutica cada vez mais utilizada para transtornos de ansiedade, mas estudos os anteriores apresentam algumas limitações metodológicas, incluindo a falta de um grupo de comparação activo.

A investigação, Randomized Controlled Trial of Mindfulness Meditation for Generalized Anxiety Disorder: Effects on Anxiety and Stress Reactivity, conduzida por Hoge e colaboradores em 2013 foi o primeiro estudo controlado e aleatório, comparando o programa manualizado de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (MBSR) com um controlo activo no transtorno de ansiedade generalizada (TAG), uma doença caracterizada pela preocupação crónica e sintomas de hiperestimulação fisiológicas.

93 pessoas diagnosticadas com TAG (DSM-IV) foram aleatoriamente distribuídas para uma intervenção em grupo de 8 semanas, com o programa MBSR ou com a Educação para a Gestão de Stresse (SME), entre 2009 e 2011.

Resultados
Os participantes que completaram pelo menos uma sessão de MBSR (n = 48) ou SME (n = 41) mostraram que ambas as intervenções levaram a  reduções significativas (p <0,0001)  nos resultados da ansiedade. No entanto, o programa MBSR ficou associado com uma redução significativamente maior na ansiedade avaliada com várias medidas. O programa MBSR também ficou associado a reduções maiores do que a SME na ansiedade e angústia nas respostas ao desafio do stresse social e a um maior aumento das auto-afirmações positivas.

Conclusões
Estes resultados sugerem que O programa MBSR pode ter um efeito benéfico sobre os sintomas de ansiedade na TAG, também pode melhorar a reactividade ao stresse e as respostas de coping tal como medido por um desafio de stresse em laboratório.

Experimente
Para ter uma breve noção do que é a meditação mindfulness, pode tentar uma meditação guiada por Sagarapriya, fundador do centro Budadharma e um dos instructores mais experientes em Portugal. Ela está disponível gratuitamente em: Prática Guiada Completa

Muitos experts e praticantes consideram que a aprendizagem e a prática de técnicas de mindfulness com um grupo é especialmente útil. O treino de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts Medical School, é realizado em grupo e está agora disponível no próximo curso intensivo, orientado por Andrés Martín, presidente do Instituto Espanhol, esMindfulness.


Bibliografia
Roemer L, Lee JK, Salters-Pedneault K, Erisman SM, Orsillo SM, Mennin DS. Mindfulness and emotion regulation difficulties in generalized anxiety disorder: preliminary evidence for independent and overlapping contributions. Behav Ther. 2009 Jun;40(2):142–154.



Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade
Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade
As intervenções baseadas em mindfulness têm tido um interesse crescente, pois são de baixo custo, apresentam um baixo estigma, são uma opção de tratamento acessível para uma variedade de sintomas psicológicos e médicos, incluindo a ansiedade. O treino de Mindfulness ensina os participantes técnicas de meditação que aumentam o conhecimento e vivência de experiências do momento presente, incluindo os pensamentos, emoções e sensações corporais, com uma atitude gentil e de aceitação. Portugal, España Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, Atenção Plena, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação.
http://2.bp.blogspot.com/-oXdDGzfKaho/U7cWt_Pe3YI/AAAAAAAAAng/HmOBSNWeQhY/s1600/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-ansiedade-praticar-porto.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-oXdDGzfKaho/U7cWt_Pe3YI/AAAAAAAAAng/HmOBSNWeQhY/s72-c/sociedade-portuguesa-meditacao-bem-estar-mindfulness-ansiedade-praticar-porto.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/07/programa-de-meditacao-mindfulness-reduz.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/07/programa-de-meditacao-mindfulness-reduz.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}