Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade



POR EDITOR SPM-BE |





Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), caracterizado pela preocupação que é difícil controlar e sintomas como falta de sono, tensão muscular e irritabilidade, é relativamente comum, com uma taxa de prevalência cada vez maior. Em Portugal, esta perturbação psiquiátrica poderá atingir pelo menos 16,5 %, segundo os primeiros resultados do estudo epidemiológico nacional de saúde mental de 2010.
Embora a farmacoterapia e a psicoterapia sejam estratégias de tratamento comuns, 30 a 60% dos pacientes não melhoram ou melhoram pouco após tratamento. Além disso, os indivíduos, especialmente homens, com TAG podem não procurar ajuda psicológica/psiquiátrica devido ao estigma associado.

As intervenções baseadas em mindfulness têm tido um interesse crescente, pois são de baixo custo, apresentam uma boa aceitação e são uma opção de tratamento acessível para uma variedade de sintomas psicológicos e médicos, incluindo a ansiedade. O treino de Mindfulness ensina aos participantes técnicas de meditação que aumentam o conhecimento e a vivência de experiências do momento presente, incluindo os pensamentos, emoções e sensações corporais, com uma atitude gentil e de aceitação.

Por exemplo, uma investigação conduzida por Roemer e colaboradores concluiu-se que os pacientes com TAG têm níveis mais baixos de mindfulness traço (característica mais estável na pessoa) e mais dificuldades na regulação das emoções do que as pessoas "saudáveis" e sugeriram que o treino mindfulness pode ser útil.


A meditação mindfulness tem sido, assim, uma estratégia terapêutica cada vez mais utilizada para transtornos de ansiedade, mas estudos os anteriores apresentam algumas limitações metodológicas, incluindo a falta de um grupo de comparação activo.

A investigação, Randomized Controlled Trial of Mindfulness Meditation for Generalized Anxiety Disorder: Effects on Anxiety and Stress Reactivity, conduzida por Hoge e colaboradores em 2013 foi o primeiro estudo controlado e aleatório, comparando o programa manualizado de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (MBSR) com um controlo activo no transtorno de ansiedade generalizada (TAG), uma doença caracterizada pela preocupação crónica e sintomas de hiperestimulação fisiológicas.

93 pessoas diagnosticadas com TAG (DSM-IV) foram aleatoriamente distribuídas para uma intervenção em grupo de 8 semanas, com o programa MBSR ou com a Educação para a Gestão de Stresse (SME), entre 2009 e 2011.

Resultados
Os participantes que completaram pelo menos uma sessão de MBSR (n = 48) ou SME (n = 41) mostraram que ambas as intervenções levaram a  reduções significativas (p <0,0001)  nos resultados da ansiedade. No entanto, o programa MBSR ficou associado com uma redução significativamente maior na ansiedade avaliada com várias medidas. O programa MBSR também ficou associado a reduções maiores do que a SME na ansiedade e angústia nas respostas ao desafio do stresse social e a um maior aumento das auto-afirmações positivas.

Conclusões
Estes resultados sugerem que O programa MBSR pode ter um efeito benéfico sobre os sintomas de ansiedade na TAG, também pode melhorar a reactividade ao stresse e as respostas de coping tal como medido por um desafio de stresse em laboratório.

Experimente
Para ter uma breve noção do que é a meditação mindfulness, pode tentar uma meditação guiada por Sagarapriya, fundador do centro Budadharma e um dos instructores mais experientes em Portugal. Ela está disponível gratuitamente em: Prática Guiada Completa

Muitos experts e praticantes consideram que a aprendizagem e a prática de técnicas de mindfulness com um grupo é especialmente útil. O treino de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness, desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts Medical School, é realizado em grupo e está agora disponível no próximo curso intensivo, orientado por Andrés Martín, presidente do Instituto Espanhol, esMindfulness.


Bibliografia
Roemer L, Lee JK, Salters-Pedneault K, Erisman SM, Orsillo SM, Mennin DS. Mindfulness and emotion regulation difficulties in generalized anxiety disorder: preliminary evidence for independent and overlapping contributions. Behav Ther. 2009 Jun;40(2):142–154.



Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação
Programa de meditação mindfulness - MBSR - reduz a ansiedade Reviewed by Mindfulness Institute on 21:42 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.