Novo Website / New Website



Não tenho tempo para meditar?

C
om todas as exigências sobre o nosso tempo, a perspectiva de retirar mais tempo do dia para dedicar à meditação pode parecer apenas mais um fardo. Mas provavelmente a razão pela qual tantas pessoas não têm tempo para meditar não é que elas estejam muito ocupadas. Todos estamos a fazer algo a cada minuto de cada dia, não importa o quão ocupadas ou ociosas sejam as nossas vidas.

A forma como preenchemos os nossos dias é simplesmente uma questão de prioridades. É apenas o bom senso de colocar uma alta prioridade na nossa sobrevivência, certificando-se de que temos comida suficiente, abrigo, roupas e cuidados médicos, e que os nossos filhos recebem a melhor educação possível. Para usar uma metáfora educacional, tarefas para realizar essas necessidades básicas são "as disciplinas obrigatórias" de acção, e todo o resto que fazemos são “disciplinas opcionais”. Que actividades opcionais preenchem os momentos dos nossos dias depende dos nossos valores.

Outra maneira de dizer isso é que, depois de cuidar das nossas necessidades básicas,
o resto do nosso tempo é dedicado ao cumprimento de desejos. Podemos imaginar a realização desses desejos como a procura da felicidade, realização ou uma vida significativa.
Tem estado à procura da felicidade por décadas? Pare por um momento e pergunte a si mesmo: Quanta satisfação a minha vida me trouxe até agora?
O que podemos controlar? Que liberdade é que nós realmente temos aqui e agora? O nosso primeiro acto de liberdade deve ser escolher as nossas prioridades sabiamente.
Muitos dos maiores pensadores ao longo da história, desde Aristóteles, passando por Santo Agostinho até ao Dalai Lama têm comentado que a busca da verdadeira felicidade é o propósito da vida. Ao fazer esta afirmação notável , eles referem-se a algo mais do que a procura de mera estimulação agradável. Eles têm em mente um bem-estar mais profundo, mais duradouro e que vem do nosso interior.

A verdadeira felicidade é um sintoma de uma mente equilibrada e saudável , assim como uma sensação de bem-estar físico é um sinal de um corpo saudável. Entre as pessoas modernas, a noção prevalente de que o sofrimento é inerente à vida, que é simplesmente a natureza humana para que possamos experimentar a frustração, depressão e ansiedade. Mas o nosso sofrimento mental, em muitas ocasiões, não serve nenhum propósito positivo. É uma aflição sem nenhum benefício para nós. É apenas um sintoma de uma mente desequilibrada.

Na nossa demanda da felicidade é vital reconhecer como poucas coisas no mundo estão sujeitas ao nosso controlo pessoal. Familiares, amigos, colegas de trabalho e estranhos comportam-se como querem, de acordo com as suas próprias ideias e objectivos. Da mesma forma, há pouco que podemos fazer para controlar a economia, as relações internacionais ou o ambiente natural. Portanto, se basearmos a nossa busca da felicidade na nossa capacidade de influenciar outras pessoas e o mundo em geral, estamos certamente fadados ao fracasso.

Encontrar o tempo

Um grande impedimento para o treino da atenção não é não ter tempo para fazê-lo. A razão pela qual não encontramos tempo para meditar é porque estamos a dedicá-lo a outras prioridades . Algumas destas prioridades são o centro das nossas necessidades básicas, mas muitas estão envolvidos em desejo, craving, no prazer sensorial. Desejar os símbolos da boa vida, a riqueza, os prazeres transitórios, materiais, físicos, os louvores e a reputação pode privar-nos da realidade de realmente viver a "boa vida". A razão de não dedicarmos mais tempo a equilibrar as nossas mentes é porque apostamos as nossas vidas na procura da felicidade que deriva dos prazeres fugazes. Os psicólogos chamam esse fenómeno de hedonic treadmill (um processo de adaptação que faz com que nos habituemos rapidamente aos prazeres alcançados e nos impele a procurar mais prazer de forma incessante).O primeiro passo para escapar dessa rotina desgastante é procurar uma visão de felicidade genuína que se baseia nos nossos próprios recursos internos, em grande parte inexplorados. É assim que começamos a cultivar o amor e a bondade, primeiro para nós mesmos, e, em seguida, para tudo e para todos .

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Não tenho tempo para meditar?
Não tenho tempo para meditar?
O que podemos controlar? Que liberdade é que nós realmente temos aqui e agora? O nosso primeiro acto de liberdade deve ser escolher as nossas prioridades sabiamente. Meditação, mindfulness, Meditar, aprender, neurociências, yoga, budismo, retiros, aulas, escola, Porto, maia, matosinhos, zafu, meditation cushion. low-cost
http://1.bp.blogspot.com/-Gw8_JguA6Es/UopK75H9jeI/AAAAAAAABzE/EityN-QrTwE/s320/Tempo-para-meditar-porto.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-Gw8_JguA6Es/UopK75H9jeI/AAAAAAAABzE/EityN-QrTwE/s72-c/Tempo-para-meditar-porto.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/11/nao-tenho-tempo-para-meditar.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/11/nao-tenho-tempo-para-meditar.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}