Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

Programa de redução de stresse baseado em mindfulness pode reduzir inflamação



POR EDITOR SPM-BE |





Programa de redução de stresse baseado em mindfulness pode reduzir inflamação

Um novo estudo sugere que o programa de redução de stress baseado em Mindfulness pode diminuir a inflamação.
O programa de redução do stresse baseado em Mindfulness (Mindfulness-Based Stress Reduction; MBSR) é uma abordagem protocolada para o ensino da redução do stresse através de técnicas como a Meditação Mindfulness, Yoga e Consciência Corporal. A MBSR ensina o uso de atenção focada em apenas um "alvo" de cada vez. A MBSR também incentiva a focalização no momento presente, em detrimento do futuro ou do passado. Esta prática tem-se mostrado eficaz em determinadas intervenções clínicas, tais como a dor crónica.

Embora estes resultados pareçam pouco importantes, devo salientar que muitas doenças relacionadas com o envelhecimento partilham os mecanismos da inflamação crónica. Doença de Alzheimer, Ateriosclerose e Diabetes tipo 2, por exemplo, partilham o mesmo mecanismo de desencadeamento da inflamação crónica, como indicam os investigadores da Universidade de Nova Iorque num estudo na Nature Immunology. Por outro lado, é bem conhecido que certos tipos de cancros desenvolvem-se em função dos processos inflamatórios."
O estudo incluiu 49 indivíduos saudáveis. Os participantes foram aleatoriamente seleccionados para dois grupos: o MBSR e um Programa de Valorização da Saúde (PVS), que incluiu o exercício, educação sobre nutrição e musicoterapia. Estes programas foram ministrados semanalmente por um profissional licenciado em MBSR e PVS, por duas horas e meia, e os participantes foram instruídos a realizar a prática diária de MBSR e PVS em casa.

Para criar stresse psicológico, os participantes fizeram um discurso de improviso e realizaram cálculos matemáticos mentalmente. Em seguida, os investigadores utilizaram um creme para provocar a inflamação na pele do antebraço. Estes procedimentos foram repetidos tanto antes como depois do estudo.

No final das 8 semanas de estudo, o grupo MBSR e o grupo PVS tiveram uma redução similar nas hormonas de stresse depois de fazer o discurso e de efectuar os cálculos matemáticos mentais. No entanto, as pessoas do grupo de MBSR, comparativamente às do grupo PVS, tiveram uma resposta inflamatória significativamente inferior à aplicação do creme.

Os autores concluíram que a MBSR pode ser benéfica para indivíduos com doenças inflamatórias. Salientam que mais investigações sobre este tema justificam-se.

Os processos inflamatórios são um processo normal dentro do organismo, que ajuda o corpo a combater infecções e a reparar tecidos danificados. O problema é quando ela fica fora de controlo e não desaparece naturalmente, tornando-se crónica. Quando isso acontece nas artérias ou articulações, as células são danificadas, e ficamos bastante doentes e enfraquecidos. Sabe-se que o stresse é um dos principais desencadeadores das respostas inflamatórias.


Estudo original

Programa de redução de stresse baseado em mindfulness pode reduzir inflamação Reviewed by Prana | TM on 13:00 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.