Useletter




  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

.

11 sugestões para uma prática meditativa bem-sucedida



POR EDITOR SPM-BE |





11 sugestões para uma prática meditativa bem-sucedida

budismo mindfulness
S
iga as seguintes orientações para uma prática meditativa bem-sucedida:

1. Pratique regularmente: Tente meditar todos os dias. Se isso não for possível, medite pelo menos várias vezes por semana.

2. Cultive a motivação certa: as pessoas meditam por todos os tipos de razões: saúde, integridade, paz de espírito, clareza, crescimento espiritual. Que seja claro na sua própria mente as razões pelas quais está sentado para meditar. A melhor motivação para a meditação é viver procurando desenvolver o seu pleno potencial e para beneficiar os outros através das suas realizações pessoais.

3. Medite no mesmo horário: aproveite o facto de que o seu corpo e mente são criaturas de hábitos. Depois de algumas semanas de meditação, no mesmo horário de dia ou de noite, vai encontrar-se com vontade da sua próxima sessão.

4. Medite no mesmo local: escolha o mesmo horário, no mesmo lugar, pela mesma razão - o seu corpo e mente apreciam o que é familiar. Use este facto como uma alavanca, reservando um quarto ou um canto de uma sala para que a sua mente possa associar com a meditação.

5. Adopte uma postura adequada para a meditação e faça-a correctamente: sente-se erecto, com o peito aberto, e com o seu pescoço solto. Não recline enquanto medita pois poderá adormecer. Se não está acostumado a sentar-se no chão tente sentar-se numa cadeira com costas rectas ou num sofá, com uma almofada atrás das costas.

6. Selecione uma técnica meditação e pratique-a: No início, poderá querer experimentar várias técnicas para perceber qual é a mais apelativa. Mas depois de encontrar uma boa técnica para suas necessidades particulares, não a abandone até que ela produza frutos (por exemplo, em termos de aumento da paz de espírito e da felicidade).

7. Comece com sessões curtas: medite entre 10 a 20 minutos nas primeiras vezes. Nunca se force a si mesmo se o tempo lhe cria conflito ou infelicidade. Além disso, cuidado com a sobremeditação. Muitas vezes, o que os novatos pensam ser uma "agradável longa meditação" é apenas um sonhar acordado auto-indulgente. Tenha a certeza que a sua meditação contém um elemento de alerta.

8. Esteja alerta, mas relaxado: estado de alerta interno ou atenção plena, não é o mesmo que tensão ou stresse. Tenha a certeza que o seu corpo está relaxado, praticando exercícios de relaxamento regularmente. Quanto mais relaxado estiver, mais a sua mente pode estar alerta.

9. Não se sobrecarregue com expectativas: Entrar na meditação com o desejo de crescer espiritualmente e para beneficiar da experiência é, certamente, aceitável. No entanto, não espere que cada meditação seja maravilhosa e agradável.

10. Prepare-se adequadamente para a meditação: como um iniciante não espere saltar do frenesim das suas actividades diárias directo para a meditação. Permita à sua mente um pouco de tempo para relaxar antes de se sentar para a meditação. Pratique um curto exercício, como algumas posturas de yoga, tome um banho relaxante ou pelo menos lave o rosto e as mãos.

11. Esteja preparado para praticar meditação para toda a vida: Não desista se a sua prática não é o que gostaria ou pensa que deveria ser depois de um ou dois meses. Em vez disso, corrija o seu entendimento sobre a natureza da meditação e, em seguida, persista.
11 sugestões para uma prática meditativa bem-sucedida Reviewed by Prana | TM on 21:12 Rating: 5






MBSR

Treino de Resiliência ao Stress
e de Desenvolvimento Emocional


MBSR TTI

Em 2016 inicia a Formação de Instrutores de MBSR...

Formação

O meu 1º Retiro

Especialmente destinado Para quem deseja iniciar a...

Retiros

Retiros de Silêncio

Passar algum tempo em retiro é uma óptima forma...


Workshops

Fortemente práticos, são uma forma de ter...

Workshops


Mindfulness Institute
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar



Práticas de Integração 'Mente-Corpo'


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação.

Tem como missão contribuir para o estudo e para a prática da Meditação e outras abordagens de integração "mente- corpo", de forma científica e contemplativa, como forma para aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, para o seu empowerment, facilitando a realização do seu pleno potencial.

ver mais


Bem-vind@s.






Últimas Entradas

*

 
Com tecnologia do Blogger.