Novo Website / New Website



4 - Gerir o Stresse: Estar em Atenção Plena em Momentos de Stress

emocoes mindfulness
...O stresse provoca mudanças fisiológicas e psicológicas negativas, principalmente quando prolongado no tempo. Mas o próprio evento gerador de stresse não é a causa do problema...
# Saúde

Este artigo é a parte 4 de uma série contínua de gestão de stresse e mindfulness. No primeiro artigo definiu-se o stresse como uma reacção a uma mudança ou tensão que ultrapassam os recursos da pessoa, e foram discutidas algumas ideias básicas sobre stresse. No segundo artigo introduziu-se o conceito de coping, a forma como enfrentamos o stresse. No terceiro artigo sugeriu-se o uso de meditação mindfulness como uma forma de responder ao stresse. Definiu-se mindfulness como consciência do momento presente e descreveu-se uma forma simples de começar a aprender meditação mindfulness. Se ainda não leu esses artigos, poderá fazê-lo aqui:

Outros artigos desta série:

1. Gerir o Stresse: Introdução
2. Gerir o Stresse: O Coping
3. Gerir o Stresse: Aprender Mindfulness
4. Gerir o Stresse: Estar em Atenção Plena em Momentos de Stresse
5. Mindfulness nas Actividades Quotidianas


Este artigo abrange algumas formas de diminuir o stresse, aumentando o estado mindful em momentos geradores de stresse.

Prática da atenção plena
Primeiro, voltemos à definição de mindfulness: consciência do momento presente. Se nunca tentou fazer isso, pode não perceber o quão difícil realmente é. Mas é fácil de descobrir! Por exemplo, suponha que termina a sua leitura por um momento e tenta sentar-se calmamente, simplesmente observando o seu sentimento do momento. Talvez você sinta antecipação, imaginando o que virá a seguir neste artigo. Talvez se sinta irritado(a), porque quer alguns conselhos práticos sobre a gestão do stresse, e um artigo sobre a atenção plena não era o que esperava. Ou talvez sinta uma emoção de algum acontecimento recente marcante. Independentemente do que sente dedique alguns minutos para perceber se a sua mente permanece focada nesse sentimento, ou se move a sua atenção para outra coisa, e, em seguida, move-se novamente e novamente. Dentro de poucos minutos, a maioria das pessoas têm as suas mentes longe do primeiro pensamento ou sentimento que estavam a notar.

Para a maioria das pessoas que não praticam intencionalmente mindfulness ou alguma outra forma de meditação a mente é como um cachorrinho inexperiente. Quando desperto, é enérgico e até mesmo rebelde, deslocando-se de um lado para outro em rápida sucessão de movimentos. Poderá ordenar a esse cachorrinho para ficar num determinado local, mas até que ele seja treinado, ele vai mover-se rapidamente para farejar os seus sapatos, brincar com algum objecto e assim por diante. Da mesma forma, os pensamentos e os sentimentos da maioria das pessoas também se movem de um lado para o outro em rápida sucessão.

Poderá estar-se a perguntar o que isso tem a ver com a gestão do stresse. O stresse pode tomar o controlo da sua vida.
O stresse provoca mudanças fisiológicas e psicológicas negativas, principalmente quando prolongado no tempo. Mas o próprio evento gerador de stresse não é a causa do problema, como já foi referido em artigos anteriores desta série. Em vez disso, a reacção da pessoa ao stresse é que determina se o evento é stressante e se a afecta de uma forma negativa. Uma das maneiras que leva à redução dos efeitos negativos dos eventos stressantes na sua vida é focar a sua atenção no momento presente.

TENTE ISTO
Vejamos um exemplo do tipo de pequenos eventos negativos de vida e aborrecimentos que a maioria de nós experimenta com frequência na vida quotidiana. Imagine que um amigo se esqueceu de ligar para si num momento que ambos concordaram. Tenta telefonar o seu amigo e ninguém responde. O seu sentimento imediato é decepção. Decepção é seguida de perto pela cólera. Talvez se sinta ofendido(a), e, além disso, pode sentir que esse “chamado amigo”, e muitas outras pessoas também, muitas vezes o(a) ignoram.

De facto, poderá começar a pensar que deve dizer a esta pessoa o quão irritado(a) realmente está, para o qual começa a compor uma narrativa na sua mente sobre a forma como a pessoa o(a) ofendeu, recontar todas as vezes que se sentiu insultado(a) e mal-tratado(a) por esta pessoa.
À medida que se recorda desta história torna-se mais e mais agitado. As hormonas do stresse aumentam, a sua tensão muscular aumenta e os seus níveis de açúcar no sangue, pressão arterial, colesterol começam a subir. Pode até estar rangendo os dentes ou apertando as suas mãos.
O seu processo de pensamento passou rapidamente a partir do momento presente ao passado e a um futuro imaginado, e a sua experiência de stresse cresceu em cada etapa do processo.


Agora, imagine o que poderia acontecer se começarmos com a mesma situação, mas se ficar no momento presente. Ainda não sabe nada do seu amigo na hora marcada, e o seu amigo não atendeu o telefone quando ligou. Mas, em vez de permitir que os seus pensamentos se movam para sentimentos maiores de cólera, pode simplesmente ficar com a desconfortável sensação de decepção por um momento. Perceber isso, senti-la plenamente, e reconhecê-la como ela é. Simplesmente aceite que se sente decepcionado(a). Talvez perceba que não sabe as razões da outra pessoa não lhe ter telefonado.

Talvez pense que vai dizer à pessoa que está desapontado quando tiver essa possibilidade. Então, depois poderá voltar a sua atenção para outra coisa no momento presente. Talvez perceba que o seu cão está em cima da sua perna, e tem um momento para apreciar a textura macia da sua pele. Ou poderá ouvir o som do vento ou da chuva do lado de fora da sua janela, ou ver a luz numa janela, ou sentir o calor do sol no seu rosto ou a pressão da cadeira na qual está sentado, e ter um momento para notar e apreciar este som, visão ou sensação.

Volte a sua atenção para a sua respiração e siga a sensação da sua respiração por alguns ciclos de inalação e exalação. Em seguida, retome a sua próxima actividade do dia. Assim, os seus níveis de açúcar no sangue, pressão arterial, colesterol não sobem. O seu corpo está em equilíbrio dinâmico de vida saudável, e uma experiência de stresse momentâneo dissolveu-se a um nível normal de actividade de alerta.

Permanecer no momento
Este é um exemplo da prática de mindfulness num momento de stresse. Assim, que notar uma tensão físico ou emocional, simplesmente reconheça e aceite isso mesmo. Percebe na sua mente e permite que ela seja exactamente o que é, sem julgamento. E também note qualquer outra coisa que está presente naquele momento: um som, uma visão, um sentimento e permita que a sua mente descanse nessas sensações. Já que a sua respiração está sempre consigo, volte a sua atenção para a sua respiração. Especialmente se praticar a meditação mindfulness regularmente (conforme descrito no artigo anterior desta série).

Prestar atenção à sua respiração irá ajudá-lo(a) a acalmar a sua mente e a lembrar-se da sensação de um estado de profundo relaxamento.
A maioria das pessoas têm momentos quase, todos os dias, de stresse que deriva de um conojunto de muitos aborrecimentos quotidianos da vida. Reconhecendo a sensação que vem com o stresse, aceitando-a e ficar no momento pode dar às pessoas uma maneira saudável de resposta e retornar a um equilíbrio físico e emocional.

(Continua)
5. Mindfulness nas Actividades Quotidianas

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, Reduação de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: 4 - Gerir o Stresse: Estar em Atenção Plena em Momentos de Stress
4 - Gerir o Stresse: Estar em Atenção Plena em Momentos de Stress
Este artigo abrange algumas formas de diminuir o stresse, aumentando o estado mindful em momentos geradores de stresse. Prática da atenção plena Primeiro, voltemos à definição de mindfulness: consciência do momento presente. Se nunca tentou fazer isso, pode não perceber o quão difícil realmente é. Mas é fácil de descobrir! Por exemplo, suponha que termina a sua leitura por um momento e tenta sentar-se calmamente, simplesmente observando o seu sentimento do momento. Talvez você sinta antecipação, imaginando o que virá a seguir neste artigo. Talvez se sinta irritado(a), porque quer alguns conselhos práticos sobre a gestão do stresse, e um artigo sobre a atenção plena não era o que esperava. Ou talvez sinta uma emoção de algum acontecimento recente marcante. Independentemente do que sente dedique alguns minutos para perceber se a sua mente permanece focada nesse sentimento, ou se move a sua atenção para outra coisa, e, em seguida, move-se novamente e novamente. Dentro de poucos minutos, a maioria das pessoas têm as suas mentes longe do primeiro pensamento ou sentimento que estavam a notar. conciencia plena, atención plena, mindfulness. esmindfulness meditación Portugal, España Meditação, Meditar, aprender, Mindfulness, Neurociência, Atenção Plena, praticar, aprender, Budismo, retiro, aula, escola, espiritualidade. Porto, Maia, Matosinhos, Zafu - almofada de meditação.
http://spm-be.pt/imagens/novas/gerir-stress-mindfulness.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-79SJZcl2YNw/U5ZHfW_lVzI/AAAAAAAAAjE/_DmghsPDkM4/s72-c/stress4-sociedade-portuguesa-meditacao-centro-mindfulness-pratica-porto-slides.gif
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2014/06/4-gerir-o-stress-estar-em-atencao-plena.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2014/06/4-gerir-o-stress-estar-em-atencao-plena.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}